Joni Brandão, 30 anos, representou nas duas épocas anteriores a Efapel, onde foi chefe de fila. Este domingo estreou-se a vencer pela W52-FC Porto-Reconco
Corpo do artigo
"Tive uma pequena distração, quando se deram as movimentações decisivas, e quase que pagava caro por isso, mas consegui chegar à frente, embora um pouco à justa', disse Joni Brandão, momentos depois de vencer este domingo a Clássica Aldeias do Xisto, prova do calendário português. "Os meus companheiros trabalharam para eu me poupar para a parte final. Só tive de rematar. É sempre marcante quando ganhas pela primeira vez pela nova equipa. A vitória é da W52-FC Porto, que me ajudou a vencer", disse o mais sonante reforço da equipa azul e branca para a temporada de 2021.
Joni Brandão, 30 anos, representou nas duas épocas anteriores a Efapel, onde foi chefe de fila, já depois de uma passagem pelo Sporting-Tavira. Quando foi apresentado, a 11 de novembro de 2020, disse: "Quando aceitei este desafio, não foi com o objetivo de ser líder de equipa. Para isso, teria outras opções. Sei a maneira de trabalhar deste grupo e venho para torná-la mais forte, estando ao dispor para o que precisarem de mim".
Brandão foi por três vezes segundo classificado na Volta a Portugal, sempre atrás de ciclistas que pertencem à estrutura da nova equipa: João Rodrigues (2019), Raúl Alarcón (2018) - o caso de doping do espanhol permitiu a Brandão ser declarado vencedor - e Gustavo Veloso (2015).
Em 2020, venceu no alto da Torre, naquele que foi o seu primeiro triunfo na prova. Terminou na quarta posição da geral, a mesma que já tinha ocupado em 2014.
Adriano Quintanilha, principal responsável da W52-FC Porto, reiterou na apresentação de Brandão que objetivo de 2021 passa por repetir a vitória na Volta a Portugal, meta fortalecida pelos reforçosanunciados: "Prometi ao presidente do FC Porto a ambição de vencer todas as provas em que participamos, nomeadamente a Volta a Portugal e o Grande Prémio JN. Estes dois ciclistas [Joni Brandão e Ricardo Vilela], que sempre quis ter do nosso lado, vêm ajudar a ajustarmos a equipa para esses objetivos".