Joni Brandão venceu ao cabo de de 3h43m08s de prova. Tiago Antunes gastou mais quatro segundos e Frederico Figueiredo ficou a seis segundos da glória.
Corpo do artigo
Joni Brandão alcançou este domingo a primeirra vitória pela W52-FC Porto ao vencer a Clássica Aldeias do Xisto, na distãncia de 142,1 quilómetros entre as aldeias da Benfeira, Arganil, e do Fajão, Pampilhosa da Serra. Uma prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.
Os 2500 metros da subida para a meta, disputados sob uma violenta carga de água, permitiram que se destacassem ligeiramente três corredores. Frederico Figueiredo foi o primeiro a atacar, à entrada dos últimos 200 metros, mas não surpreendeu Joni Brandão, que seria vencedor ao fim de 3h43m08s de prova. Tiago Antunes gastou mais 4 segundos e Frederico Figueiredo ficou a 6 segundos da glória.
"Tive uma pequena distração, quando se deram as movimentações decisivas, e quase que pagava caro por isso, mas consegui chegar à frente, embora um pouco à justa. Mas os meus companheiros trabalharam para eu me poupar para a parte final. Só tive de rematar. É sempre marcante quando ganhas pela primeira vez pela nova equipa. A vitória é da W52-FC Porto que me ajudou a vencer. Foi um dia muito duro, com condições climatéricas muito difíceis. A isso juntou-se o terreno, sempre de sobe e desce. Acabámos por salvar bem o dia e ganhar, que era o mais importante", disse, no final. Joni Brandão.
O pelotão português volta à estrada no próximo domingo, dia da Clássica da Arrábida, prova do calendário internacional.