Tenista português vai lutar pelo quinto título da carreira.
Corpo do artigo
João Sousa qualificou-se esta sexta-feira para a final do torneio de Genebra, com um triunfo perante o francês Richard Gasquet, e no sábado vai lutar pelo quinto título da carreira frente ao norueguês Casper Ruud.
Nas meias-finais do torneio suíço, o número um nacional esteve irrepreensível frente ao experiente Gasquet, 75.º jogador do ranking ATP, impondo-se por expressivos 6-2 e 6-2, em uma hora e 16 minutos.
Naquele que foi o seu melhor encontro do ano, o vimaranense, de 33 anos, carimbou a qualificação para a sua 12.ª final no circuito ATP, na qual vai lutar pelo quinto cetro da carreira frente ao oitavo jogador mundial e campeão em título, que hoje bateu o norte-americano Reilly Opelka (18.º), com os parciais de 7-6 (7-2) e 7-5.
Finalista em Genebra em 2015, o melhor tenista português de sempre, atualmente na 79.ª posição da hierarquia mundial, exibiu esta sexta-feira um nível de ténis elevado - ganhou 82 por cento dos pontos no primeiro serviço -, cimentado por uma confiança inabalável, para garantir a vitória na 21.ª meia-final ATP que disputou.
Perante o olhar de Francisco Cabral, ao lado de quem, ainda esta sexta-feira, vai lutar por um lugar na final de pares, Sousa não permitiu qualquer quebra de serviço ao antigo número sete mundial, de 35 anos, fechando o encontro logo no primeiro match-point.
O português vai procurar no sábado conquistar, pela primeira vez na sua carreira, dois títulos na mesma época, uma vez que este ano já ergueu o troféu em Pune, na Índia.
No palmarés de Sousa constam ainda os títulos em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e em casa, no Estoril (2018).
14874945
14874946