Ciclista de 22 anos já havia conquistado o ouro em scratch e a prata em corrida de eliminação na competição a nível europeu
Corpo do artigo
O jovem ciclista português Iuri Leitão arrecadou, esta sexta-feira, a terceira medalha nos Europeus de pista de elites, ao ficar com o bronze na quarta e última prova do concurso olímpico de omnium.
O corredor, de 22 anos, protagonizou uma vistosa recuperação na corrida por pontos, para a qual partiu em oitavo lugar da classificação geral - não concluiu a de eliminação -, ao dar uma volta de avanço aos rivais, valendo 20 pontos, e foi segundo no sprint final, juntando mais seis.
A forte prestação de Iuri Leitão permitiu-lhe ascender na tabela até uma posição de acesso a medalhas, tendo ficado somente a um ponto da própria prata.
O ciclista somou um total de 115 pontos no conjunto das prestações em scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos, as quatro provas que integram o concurso olímpico de omnium. Apenas o campeão britânico Matthew Walls fez melhor: 128 pontos.
O recente bronze conquistado por Iuri Leitão, ao fim de três dias de competição, representa a quarta medalha portuguesa nos Europeus de ciclismo de pista. O ciclista já havia conquistado o ouro no scratch e a prata na corrida de eliminação, na qual Maria Martins foi bronze.
Iuri Leitão, juntamente com Ivo Oliveira, começam, no próximo sábado (11h35), a etapa de qualificação da disciplina da perseguição individual. A final vai decorrer no mesmo dia, a partir das 16h20.