Camisola rosa da Volta a Itália, familiares e colegas juntaram-se para o documentário de Ana Rita Nunes que O JOGO revela.
Corpo do artigo
Quem é João Almeida e como chegou a um feito histórico na Volta a Itália? Nada como ter o próprio a contar a sua carreira, com a modéstia que o carateriza, juntamente com os pais, o treinador que o lançou e os principais colegas. É isso que torna precioso o documentário de Ana Rita Nunes, iniciado em fevereiro e terminado já com o Giro a decorrer.
Foi a simplicidade de João Almeida que o levou a aceitar de imediato, durante a Volta ao Algarve, em fevereiro, o convite para fazer um documentário sobre a sua carreira.
Ana Rita Nunes, algarvia de 23 anos e licenciada em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa, estava na altura a terminar o mestrado em Sports Broadcast Journalism, na Solent Southampton University, em Inglaterra, e via no primeiro português da Deceuninck-Quick Step, que conhecera por estar a estagiar na Federação Portuguesa de Ciclismo, uma história perfeita para o seu projeto final de curso.
"Ele aceitou o convite e comecei de imediato. A pandemia manteve em suspenso grande parte da história e o final do documentário, pois na altura nem sequer sabíamos como ficaria o calendário de corridas", explicou Ana Rita Nunes a O JOGO. A obra - falada em português, mas legendada em inglês por ter sido apresentada em Southampton - ficou terminada há três semanas e entretanto ainda ganhou uma pequena surpresa no final. O melhor é mesmo ver!
Opx2wZLssp8