
Francisca Jorge
Federação Portuguesa de Ténis
Títulos nacionais de ténis
Leia também Quaresma, és tu? O golaço de Gonçalo Borges no Feyenoord-Twente
Francisca Jorge tornou-se, aos 25 anos, eneacampeã portuguesa de ténis, ao derrotar na final a irmã Matilde Jorge, numa jornada em que Tiago Torres conquistou pela primeira vez o título nacional em masculinos.
Com o triunfo por 6-3 e 6-4 diante da irmã de 21 anos, Francisca Jorge igualou os nove títulos de Sofia Prazeres (1990-1998), com as duas a serem superadas apenas por Leonor Peralta, detentora de 13 troféus, 10 deles consecutivos.
Antes da final de singulares de hoje, a sexta entre as duas, as irmãs Jorge já tinham conquistado no sábado o título de pares femininos, o sétimo em conjunto.
No lado masculino, Tiago Torres derrotou Francisco Rocha, por duplo 6-3, para erguer pela primeira vez o troféu de campeão nacional.
Responsável na véspera pelo desaire de Gastão Elias, antigo 57.º mundial que procurava o primeiro título nacional absoluto, o esquerdino lisboeta, de 23 anos, que está a viver os primeiros meses de profissionalismo, virou a desvantagem inaugural de 0-3 perante Rocha, que já tinha discutido o cetro da prova rainha do ténis nacional em 2022 - perdeu com Fábio Coelho.

