Fórmula 1: Valtteri Bottas venceu o GP da Áustria e é o primeiro líder do Mundial
Finlandês da Mercedes liderou sempre uma corrida que terminou com o Ferrari de Charles Leclerc em segundo e o McLaren de Lando Norris em terceiro
Corpo do artigo
Valtteri Bottas, finlandês de 30 anos, dominou o Grande Prémio da Áustria e tornou-se no primeiro líder do Mundial de Fórmula 1, iniciado este domingo no Red Bull Ring, em Spielberg.
O piloto da Mercedes dominou por completo uma corrida em que o seu colega Lewis Hamilton, penalizado na grelha de partida por não ter respeitado bandeiras amarelas, e depois em corrida por ter dado um toque, terminou no quarto lugar.
O segundo foi Charles Leclerc, da Ferrari, após uma fantástica recuperação, e no terceiro lugar terminou outro jovem, Lando Norris, que se estreou no pódio com um McLaren.
A seguir a Hamilton terminaram Carlos Sainz (McLaren), em quinto, Sergio Perez (Racing Point), Pierre Gasly (Alpha Tauri), Esteban Ocon (Renault), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Sebastian Vettel (Ferrari) fechou os lugares pontuáveis, em décimo.
Nicola Latifi, em Williams, foi 11.º e último de uma corrida marcada pelos incidentes e muitas desistências.
No final, Bottas comentou sobretudo os incidentes. "Houve realmente pressão. Ter um safety car em pista, tudo bem, mas aqui foi do tipo 'outra vez?'. O Lewis foi rápido, mas estive capaz de o controlar", disse o vencedor.