Há quase um mês que se aguardava pela confirmação da entrada de Portugal num campeonato cujo calendário a pandemia virou do avesso. Autódromo Internacional de Portimão sucede ao Estoril
Corpo do artigo
Volvido quase um quarto de século - última prova foi há 24 anos (2 a 4 outubro 1996), no Estoril -, Portugal volta a ser palco de um Grande Prémio de F1, situação que começou a ganhar força há um par de meses e que nas últimas semanas chegou a ser anunciado como uma realidade.
Ontem, surgiu uma pequena alteração na data (25 de outubro), acompanhada da entusiasmante notícia de que o anúncio será feito hoje, às 14h00, através da promotora Liberty Media, em Portimão, onde está situado o Autódromo Internacional que receberá um novo asfalto na pista de pouco mais de 4,5 quilómetros, para além de outros trabalhos como, por exemplo, os relacionados com as questões de segurança - apesar da ausência de público -, neste caso, essencialmente devido à pandemia, algo que terá de obrigar o Governo a investir mais de três milhões de euros.
Hockenheim deixou cair o GP da Alemanha, previsto entre 9 e 11, espaço no calendário que será ocupado por corrida a anunciar em breve, surgindo depois o Grande Prémio de Portugal.
Esta temporada arrancou com a série de corridas nos três últimos fins de semana na Áustria (a segunda prova designada GP da Estíria) e na Hungria. O próximo destino será Silverstone com duas provas consecutivas: o GP da Grã-Bretanha (31 de julho a 2 de agosto) e o GP do 70.ª Aniversário (7 a 9 de agosto), seguindo-se o GP de Espanha (14 a 16 de agosto). Após uma quinzena de intervalo, o Grande Circo regressa na pista de Spa-Francorchamps (Bélgica), antes de atacar mais dois fins de semana seguidos: GP de Itália (4 a 6 de setembro) e da Toscana Ferrari 1000 (11 a 13 de setembro).
Nova pausa de quinze dias e eis o GP da Rússia (25 a 27 de setembro), abrindo depois outubro (9, 10 e 11) com mais um em Itália, desta vez em Imola, sabendo-se que Hockenheim deixou cair o GP da Alemanha, previsto entre 9 e 11, espaço no calendário que será ocupado por corrida a anunciar em breve, surgindo depois o Grande Prémio de Portugal. Sendo o desejo da Liberty levar a cabo pelo menos 15 corridas, sendo a última será em Abu Dhabi, em dezembro, e havendo uma mão cheia de opções, algumas bastante limitadas devido ao momento sanitário.