Federações finalizam regulamento específico do regresso e querem formação resolvida o quanto antes
Cinco organismos com modalidades de pavilhão emitiram comunicado
Corpo do artigo
A Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação de Patinagem de Portugal e a Federação Portuguesa de Voleibol emitiram esta terça-feira um comunicado conjunto, após a Direção-Geral de Saúde (DGS) ter divulgado as normas para o regresso da atividade desportiva.
Na missiva, os cinco organismos fizeram saber que estão a finalizar os regulamentos específicos para cada uma das modalidades que representam, reunindo-se o Grupo de Trabalho das cinco federações esta quarta-feira com esse propósito; e garantiram estar "a trabalhar para que a retoma da prática desportiva sem distanciamento por parte dos escalões não seniores ocorra no mais curto espaço de tempo possível".
De resto, assumem todas as resoluções da DGS, destacando alguns pontos como o facto de passar a ser possível às equipas seniores treinar sem restrições de distanciamento entre os atletas, algo que também é permitido para formações de outros escalões que participem em competições internacionais já agendadas, tendo, neste caso, a possibilidade de realizar treinos "no período de até 45 dias anterior à participação".
O comunicado destaca ainda que "até novas orientações da DGS, as equipas dos restantes escalões ainda não podem iniciar os treinos com contacto físico, devendo manter o treino condicionado, ou seja, manter a distância de pelo menos 3 (três) metros entre praticantes em toda a sua atividade". "É, no entanto, permitida a partilha de bola", pode ler-se ainda.
"A imprescindível preparação das instalações desportivas onde se vai realizar o treino ou a competição e para o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos" e um código de conduta que deve ser assinado pelos agentes antes de se iniciar a prática desportiva também são sublinhados.