Triunfo dos dragões por 35-33 na ronda 27 do campeonato de andebol.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu este sábado o Benfica, por 35-33, em jogo da 27.ª jornada do campeonato nacional de andebol, disputado no Pavilhão n.º 2 da Luz, e manteve a sua caminhada invicta rumo à conquista do título.
Depois do triunfo na semana passada sobre o Sporting (33-30), que reforçou a ambição portista de revalidar o êxito no campeonato de 2019, a equipa comandada por Magnus Andersson deixou na casa do rival "encarnado" mais uma demonstração de competitividade e inteligência. Num jogo em que nunca esteve em desvantagem no marcador, o FC Porto foi sempre mais eficaz, mesmo quando a qualidade do seu jogo não estava ao mais alto nível.
Um ritmo altíssimo nos primeiros minutos, com golos consecutivos de um lado e do outro, foi o prenúncio de um bom espetáculo de andebol. Até que alguém viria a falhar e o primeiro a foi mesmo o Benfica, um "pecado original" que não foi capaz de expiar até ao apito final: quando abriram pela primeira vez uma vantagem de dois golos (5-3), o máximo que os "dragões" permitiram foi uma igualdade a sete golos.
Contudo, o FC Porto foi lesto a travar uma recuperação do conjunto de Chema Rodríguez e alcançou logo uma vantagem de três golos (10-7), que viria a manter-se estável largos minutos, com o Benfica desinspirado no ataque e o guardião portista Mitrevski em bom plano a contribuir para a defesa desse fosso no marcador. Porém, em cima do intervalo, os "dragões" foram mais certeiros e seguiram para o descanso com uma vantagem de quatro tentos (19-15).
No segundo tempo, o Benfica esboçou uma reação rápida e positiva, que reduziu em poucos minutos a desvantagem para dois golos, mas o líder do campeonato não perdeu tempo a recompor-se e, com dois contra-ataques rápidos, voltou a afastar-se para o conforto de quatro golos de diferença. Apesar da boa réplica "encarnada" na segunda metade - em que até fizeram mais golos (18) do que o adversário "azul e branco" (16) -, o líder da prova não facilitou.
Em termos individuais, a vitória "portista" foi alicerçada na tremenda pontaria de Iturriza, com o "pivot" do FC Porto a anotar 10 golos, sendo bem secundado pela atuação inspirada de Mitrevski na baliza. Já do lado do Benfica, Djordjic foi o melhor marcador, com sete golos, mas Belone Moreira e Paulo Moreno estiveram também em destaque, com seis golos cada.
Graças a esta vitória, a 27.ª em outras tantas jornadas e com apenas mais três jogos por disputar, o FC Porto soma 81 pontos e tem já uma "mão" no título. O Benfica é agora segundo classificado, com 75 pontos, mas pode ver ainda o Sporting (74) saltar isolado para a segunda posição, em caso de vitória "leonina" na partida de hoje (18:00) com o Sp. Horta.
Jogo no Pavilhão n.º 2 da Luz, em Lisboa.
Benfica - FC Porto, 33-35.
Ao intervalo: 15-19.
Sob a arbitragem de Eurico Nicolau e Ivan Caçador, as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica (33): Sergey Hernández, Bélone Moreira (6), Petar Djordjic (7), Francisco Pereira (3), Keita (4), Paulo Moreno (6) e Matic Suholeznik (2). Jogaram ainda: João Pais, Arnau García (1), Kevynn Nyokas (3) e Carlos Martins (1).
Treinador: Chema Rodríguez.
- FC Porto (35): Nicola Mitrevski, Djibril Mbengue (4), André Gomes (2), Rui Silva (4), Diogo Branquinho (5), António Areia (2) e Iturriza (10). Jogaram ainda: Manuel Spath, Miguel Martins (2), Daymaro Salina (3), Ivan Sliskovic (1), Miguel Alves, Diogo Silva (1), Leonel Fernandes e Fábio Magalhães (1).
Treinador: Magnus Andersson.
Marcha do marcador: 3-5 (05 minutos), 6-7 (10), 7-10 (15), 8-10 (20), 9-13 (25), 15-19 (intervalo), 18-20 (35), 20-24 (40), 24-27 (45), 26-30 (50), 29-33 (55) e 33-35 (final).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.