FC Porto elimina Imortal e regressa à final da Liga Placard três anos depois
Dragões vão discutir o título com o Sporting
Corpo do artigo
O FC Porto apurou-se esta sexta-feira para a final do play-off Liga Placard, depois de eliminar o Imortal em três encontros, o último por 68-97.
Os dragões, que chegaram a finalistas pela última vez em 2017/18, vão discutir o título com o Sporting, que também afastou o Benfica por 3-0.
Jogada à melhor de cinco, a final tem início previsto para quinta-feira (21), podendo estender-se, no máximo, até dia 2 de junho.
Tendo apenas um estrangeiro disponível (DJ Fenner) face às ausências de Tanner Omlid e Ty Toney, que se juntaram aos colegas Jalen Jenkins e Tyere Marshall, a tarefa do Imortal para forçar um quarto encontro era desde logo muito difícil.
Os azuis e brancos impuseram-se desde início, abrindo a partida com uma eficácia nos lançamentos de dois de 87 por cento e cinco triplos concretizados que lhes permitiu chegar à vantagem dos dois dígitos decorridos os primeiros 10 minutos.
Os algarvios ainda reagiram e colocaram-se a seis pontos (36-42), mas os visitantes responderam com um parcial de 0-11. Ao intervalo, o marcador assinalava 44-55.
Na segunda parte, o cansaço começou a tomar conta dos algarvios, sendo dada a oportunidade aos mais novos de mostrar serviço. Jason Catarino, Manuel Magalhães e João Neves corresponderam, mas o favoritismo dos homens de Moncho López confirmou-se, tendo João Soares e Larry Gordon (16 pontos e seis ressaltos cada) como os mais valiosos.
No Imortal, na despedida de uma época memorável (presença na Taça Hugo dos Santos, na final da Taça de Portugal e nas meias-finais do campeonato), sobressaiu DJ Fenner (17 pontos e seis ressaltos).