Ex-jogador dos Lakers e pentacampeão da NBA, que faleceu em janeiro de 2020, foi alvo de uma das maiores homenagens póstumas da modalidade nos Estados Unidos
Corpo do artigo
Kobe Bryant, antigo basquetebolista norte-americano, foi formalmente incluído, este domingo, no "Hall of Fame" do "Naismith Memorial Basketball", organização sem fins lucrativos que se dedica à preservação e à celebração da modalidade.
O ex-jogador dos Los Angeles Lakers, cuja inscrição do nome - juntando-se a mais de 400 consagrados - foi anunciada pelo lendário Michael Jordan, esteve representado na cerimónia, realizada em Connecticut, pela antiga esposa Vanessa Bryant.
"Conseguiste, agora estás no salão da fama. És um verdadeiro campeão. Não és apenas um MVP [Most Value Player], és um grande de todos os tempos. Estou tão orgulhosa de ti. Eu amo-te para sempre, Kobe Bryant", afirmou, emocionado, a víuva após o anúncio.
Além de Kobe Bryant, pentacampeão da NBA falecido aos 41 anos de idade, vítima de um desastre de helicóptero em janeiro de 2020, também Tim Duncan (campeão nos San Antonio Spurs) e Kevin Garnett (tem um 'anel' pelos Boston Celtics) foram induzidos no corredor da fama.
No currículo, Kobe Bryant apresenta cinco triunfos na NBA (2000, 2001, 2002, 2009, 2010), 18 distinções All-Star, 15 distinções jogador All-NBA, quatro eleições All-Star Game MVP, duas eleições NBA Finals MVP, ganhou duas vezes a medalha de ouro olímpica (2008 e 2012) e regista uma média de 25 pontos, 5,2 ressaltos, 4,7 assistências por jogo em 20 épocas pelos Lakers.
O antigo basquetebolista norte-americano foi considerado, pela crítica, como um dos melhores jogadores da história do basquetebol, sendo dos poucos que mereceu comparações a Michael Jordan. A entrada no "Hall of Fame" ocorreu com um ano de atraso devido à pandemia.