Leões venceram os três encontros das meias-finais
Corpo do artigo
O Sporting apurou-se esta quinta-feira para a final da Liga Placard, depois de eliminar o Benfica em três jogos nas meias-finais. Na Luz, os leões venceram o terceiro encontro por 82-95. É a primeira vez que o emblema de Alvalade atinge a discussão do título neste formato de play-off.
A equipa de Luís Magalhães fica agora a aguardar pelo desfecho da série entre FC Porto e Imortal. Os dragões têm uma vantagem de 2-0, deslocando-se a Albufeira esta sexta-feira (19h00).
Ao contrário dos dois encontros no Pavilhão João Rocha, em que foi obrigado a reviravolta para triunfar, o Sporting controlou praticamente sempre na Luz.
Ainda assim, o início até foi equilibrado, com muitos triplos de parte a parte: seis para as águias no final do primeiro quarto e sete para a turma verde e branca.
A abrir o segundo quarto, os encarnados ainda lograram um parcial de 10-0 (de 26-32 para 36-32), mas o rival reagiu, voltando a passar para a frente, de onde não voltaria a sair mais.
Ao intervalo, a vantagem dos visitantes era de 10 pontos e na segunda parte só aumentou, atingindo um máximo de 28. Nessa altura, ainda se viu algum relaxamento do Sporting e uma ligeira reação dos anfitriões que não alterou o desfecho.
Contas feitas, a formação de Alvalade venceu os cinco dérbis desta temporada, enquanto a equipa da Luz fica de fora da final pela segunda vez em 13 edições da Liga. O jejum de títulos já supera os três anos (a última conquista foi a Taça Hugo dos Santos de 2018).
Com 21 pontos e seis assistências, Travante Williams foi o mais valioso da partida, bem secundado pelo colega Diogo Ventura (21 pontos e quatro assistências). Do lado do conjunto da casa, o melhor elemento acabou por ser Eric Coleman (12 pontos e seis ressaltos), depois de Betinho Gomes (17 pontos) ter atingido as cinco faltas numa fase muito inicial do último quarto.