Faleceu o "Doutor Andebol", bicampeão no FC Porto e também com passado no Sporting
Faleceu esta quinta-feira, aos 71 anos, Branislav Pokrajac, uma grande figura do andebol mundial com passagens por Portugal.
Corpo do artigo
Faleceu esta quinta-feira, aos 71 anos, Branislav Pokrajac, treinador sérvio de andebol que em Portugal orientou FC Porto e Sporting. Pokrajac, conhecido como o "Doutor Andebol", foi bicampeão nos dragões, com o título alcançado em 2001/02 e 2002/03.
Nas redes sociais, Paulo Jorge Pereira, que foi adjunto de Pokrajac no FC Porto e que lhe viria a suceder no cargo, deixou uma mensagem. "É sempre triste ver alguém partir, sobretudo quando fez parte da nossa vida e a influenciou positivamente. Foi para mim um verdadeiro privilégio trabalhar com um dos embaixadores do andebol sérvio não só pelas suas ideias no plano tático, mas também pelos valores humanos que tinha. A última vez que o vi foi em 2013 na Sérvia quando disputei com a Tunísia o Mundial. Tive o prazer da sua visita, falamos de andebol e de tudo um pouco como sempre. Tive pena de não o poder voltar a ver em junho jogando contra o seu país. Estou seguro que algumas memorias iriam surgir aos dois nesse momento. Descansa em paz e obrigado pela forma como conseguiste influenciar a minha carreira de treinador de andebol. Thanks Krajac!", escreveu o atual selecionador português, referindo-se também ao play-off de apuramento para o Mundial, que vai disputar contra a Sérvia.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10215938997417813
Depois do FC Porto, Pokrajac regressou a Portugal para orientar o Sporting na temporada 2010/11. Enquanto jogador, foi medalha de ouro em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, e bronze nos Mundiais de 1970 e 1974. Foi também selecionador da Jugoslávia de 1980 a 1984, tendo ganho o ouro em Los Angeles.
Nas redes sociais, o Sporting recordou o treinador e o FC Porto, no site oficial, deixou "sentidas condolências" à família, lembrando o percurso vitorioso de Pokrajac no clube.
981896375184056320