Europeu: FC Porto e Sporting na construção de "uma grande equipa", diz a EHF
Percurso de Portugal no campeonato da Europa de andebol continua a surpreender e a EHF "disseca" a equipa das quinas.
Corpo do artigo
O percurso da Seleção Nacional no Europeu de andebol continua a espantar o Velho Continente. Depois dos triunfos sobre França e Bósnia na primeira fase (além de uma derrota frente à Noruega), Portugal bateu a poderosa Suécia (35-25) em... Malmo.
Este sábado a EHF (Federação Europeia de Andebol) tenta "dissecar" o sucesso recente da equipa das quinas e salienta o papel preponderante de FC Porto e Sporting na construção de "uma grande equipa".
11720904
"Com o FC Porto a somar vitórias, houve mais e mais envolvimento no andebol português, com grandes clubes como Sporting e Benfica a focarem-se mais no desenvolvimento de jovens jogadores. Na última época, o FC Porto fez a sua melhor temporada europeia, chegando à final da Taça EHF, onde perdeu apenas frente ao Fuchse Berlim. Avançando para esta época, FC Porto e Sporting venceram 10 jogos entre ambos e empataram quatro na Liga dos Campeões" assinala a EHF, destacando os triunfos "estupendos" dos dragões sobre equipas como o Kiel, o Kielce e o Montpellier.
"Os dois clubes cedem, entre si, 11 jogadores à equipa nacional, que estão a angariar aplausos pela capacidade tática e espírito lutador", acrescenta a Federação Europeia, referindo-se a Portugal como os "heróis do mar".
"Adotando aquilo que o treinador sueco Magnus Andersson fez no FC Porto, incluindo uma abordagem agressiva ao ataque, também encaixa na filosofia de [Paulo Jorge] Pereira", remata a EHF.