
Jogadores espanhóis fizeram a festa do apuramento
Valdrin Xhemaj/EPA
Espanha e Croácia garantiram os primeiros lugares do Grupo I.
A Espanha e a Croácia apuraram-se para as meias-finais do Euro2020 de andebol, ao garantirem os dois primeiros lugares do grupo I, em Viena, após vitórias sobre Bielorrússia e República Checa, respetivamente.
Ao vencer confortavelmente por 37-28, os espanhóis consumaram a sexta vitória seguida e apuraram-se para as meias, o que acontece pela quinta vez seguida.
O triunfo controlador do atual campeão europeu, garantindo que mantém o 'pleno' na prova, não significou menor trabalho defensivo, com o guarda-redes Gonzalo Vargas a fazer 15 defesas, enquanto Ángel Fernandez e Ferran Solé fizeram sete golos cada.
Na quarta-feira, a Croácia vai tentar bater o pé aos campeões em título, jogo em cujo triunfo poderá permitir evitar a Noruega, a outra equipa que conta por vitórias os encontros disputados, somando também a sexta vitória, um 22-21 sofrido frente aos checos.
Com as segundas linhas do plantel convocado, os croatas rodaram a equipa após a vitória com a Alemanha, no domingo, num grupo I em que falta apenas definir quem passa em primeiro e em segundo, além do terceiro posto, de acesso ao jogo de atribuição do quinto e sexto lugar.
No último encontro do dia, a Alemanha ganhou vantagem na luta pelo terceiro lugar, ao vencer a Áustria, por claros 34-22, passando a somar quatro pontos, mais dois do que os austríacos e do que a Bielorrússia, com a República Checa a ser última com zero pontos.
Timo Kastening foi o melhor marcador dos germânicos, com seis golos, enquanto Nikola Bilyk marcou cinco para a Áustria, que teve Thomas Bauer, do FC Porto, na baliza durante pouco mais de 13 minutos, tempo em que conseguiu apenas uma defesa.
O Euro2020 decorre pela primeira vez em três países: Noruega, Suécia e Áustria.
11726367
