A seleção portuguesa está obrigada a vencer o jogo da terceira jornada do Grupo II da ronda principal.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de andebol defronta esta terça-feira a Eslovénia, num jogo decisivo para o futuro no Euro'2020, em que pode manter-se na corrida às meias-finais ou, no limite, ficar afastada da disputa do quinto e sexto lugares.
Portugal está obrigado a vencer o jogo da terceira jornada do Grupo II da ronda principal para continuar a fazer depender o apuramento para as meias-finais apenas dos seus resultados, o que significaria ter de disputar novo jogo decisivo na quarta-feira com a Hungria, na última jornada.
A seleção nacional é quarta classificada do agrupamento, com dois pontos, conquistados no histórico triunfo (35-25) sobre a anfitriã Suécia, e igualará a Eslovénia, segunda posicionada, com quatro, caso vença o jogo na Arena Malmo, com início às 16h00 (15h00 em Lisboa).
A derrota frente aos eslovenos implica o afastamento matemático da corrida às medalhas, reservada aos dois primeiros classificados, podendo ainda impedir que a equipa das quinas termine no terceiro lugar e, dessa forma, dispute o jogo de atribuição da quinta e sexta posições do Euro'2020.
11729287
O Grupo II da segunda fase é liderado pela Noruega, com seis pontos, que defronta a Islândia (quinta, com dois pontos), enquanto a Hungria, que ocupa o terceiro posto, com quatro pontos, joga com a lanterna-vermelha Suécia, ainda em branco.
Portugal, que regressou ao grande palco do andebol europeu após 14 anos de ausência, entrou na ronda principal do torneio com o ónus da derrota (34-28) com os noruegueses, uma vez que as seleções apuradas na fase preliminar transportam para o main round o resultado entre si.