Estafeta feminina falha final nos Mundiais de atletismo, mas bate recorde nacional
A final inclui as duas primeiras classificadas de cada eliminatória, no caso os Países Baixos, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Jamaica, bem como as duas seleções mais rápidas nos lugares seguintes, a Bélgica e a Irlanda
Corpo do artigo
A estafeta feminina de Portugal fixou este domingo novo recorde nacional dos 4x400 metros e superou a marca que perdurava desde 2018, apesar de ter falhado o acesso à final nos Mundiais de atletismo de pista coberta, em Glasgow.
Após a estafeta masculina fixar a melhor marca nacional com apuramento para a final, a equipa formada por Fatoumata Diallo, Carina Vanessa, Cátia Azevedo e Vera Barbosa concluiu a sua eliminatória em 03.31,93 minutos e retirou mais de três segundos ao anterior recorde, de 03.35,43 minutos, fixado nos Mundiais de Birmingham, por Filipa Martins, Vera Barbosa, Miriam Tavares e Cátia Azevedo.
O tempo realizado foi, contudo, insuficiente para garantir o acesso à final marcada para as 20:30, já que a estafeta portuguesa se classificou no quinto e último lugar da segunda eliminatória, atrás das equipas do Reino Unido, primeira classificada, da Jamaica, da Chéquia e da Polónia.
Portugal ocupou sempre a última posição no momento da entrega do testemunho, com Cátia Azevedo, a terceira velocista a competir, a realizar o melhor tempo setorial, de 52,08 segundos, seguida por Vera Barbosa (53,21), Carina Vanessa (53,24) e Fatoumata Diallo (53,40).
A final inclui as duas primeiras classificadas de cada eliminatória, no caso os Países Baixos, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Jamaica, bem como as duas seleções mais rápidas nos lugares seguintes, a Bélgica e a Irlanda.
No dia em termina a 19.ª edição dos Mundiais indoor de atletismo, Portugal vai estar representado pela estafeta masculina de 4x400 metros na final agendada para as 20h15, por Isaac Nader, na final masculina dos 1.500 metros, às 21h30, e por Salomé Afonso, na final feminina dos 1.500 metros, às 21h45.