Armando Guedes é o autor da obra
Corpo do artigo
“A Educação Física Virada a Norte”, é o nome do livro que assinala os 60 anos da criação da primeira escola de formação de professores na zona norte.
Foi em 1964 que nasceu a Escola de Educação Física do Porto. A obra de Armando Guedes um dos primeiros alunos da escola.
Alberto Albuquerque foi o colaborador que mais ajudou o autor na recolha de dados históricos e referiu que a obra tem como objetivo “construir um acervo importante para a própria Faculdade de Desporto, que os próprios dirigentes não tinham bem noção de qua tinha sido o embrião da Faculdade”.
Armando Guedes salienta que o livro revel “todo o historial” da instituição e que 1975 foi a data-chave no percurso da escola. “Em 1974 dá-se a criação de uma comissão instaladora dos exércitos, que transfere o ensino de formação de professores para as universidades, o que aconteceu depois num decreto de 1975”, explicou.
O autor da obra conta ainda que constam na obra “fotografias, reportagens da inauguração da escola e os discursos”, disse.
Já Alberto Albuquerque, que foi professor de nomes do futebol como Carlos Carvalhal e Vítor Pereira confessa que a partir do momento em que acaba o Estado Novo “há um incremento desportivo na população”, acrescentando que, “antes destas escolas terem tempo de formar gente” não havia medalhas olímpicas ou conquistas assinaláveis.
O colaborador referiu que a criação da escola fez parte do crescimento do desporto em Portugal. “A primeira medalha de ouro olímpica para Portugal foi o Carlos Lopes em 1984. Daí para cá, já fomos campeões do mundo sub-20 de futebol, já fomos campeões da Europa em futebol… Eu não estou a dizer que fomos nós, professores de educação física, que fizemos isso. Foi a evolução da sociedade para a qual nós contribuímos”, reiterou
Armando Guedes reforça a ideia. “Fizemos parte da história onde foi iniciada uma nova época”, vincou.