
Francisca Veselko
ENTREVISTA, PARTE III - Aos 22 anos, Francisca Veselko concretizou o sonho de entrar no circuito mundial da World Surf League (WSL) desta época e, na breve passagem por Portugal, conversou com O JOGO sobre o feito. Dividiu a conquista com o irmão mais novo, que também aspira a chegar ao topo. Surf é paixão da família toda
Leia também Do Nápoles ao Lyon: Geny Catamo blindado apesar de forte cobiça
Nascida em Irvine, na Califórnia (EUA), a surfista de Carcavelos veio para Portugal com apenas um mês, tendo o surf nas veias, pois é filha de Filipa Leandro, uma das primeiras surfistas portuguesas, e Joe Veselko, internacional norte-americano que reside em Huntington Beach. O irmão mais novo, Jaime (16 anos), também partilha da paixão e agora pode inspirar-se na irmã.
A sua mãe acompanhou-a nesta última prova?
-Não, infelizmente ela viaja pouco comigo e não conseguiu ir ao Havai. No ano passado, quando tive wildcard para competir no CT em J-Bay, consegui que ela fosse lá ter e que visse a filha pela segunda vez num Mundial e fora de Portugal. Costuma acompanhar mais por casa. Quando é fora, habitualmente só vou com o Rodrigo.
Numa família de surfistas, quem teve a reação mais efusiva?
-Em Portugal era de madrugada, quando liguei à minha mãe, já estava a dormir, o meu irmão mais velho também, não podia fazer muito barulho... Os meus pais ficaram super contentes. Quanto ao Jaime, só o vi no dia a seguir a ter-me qualificado e foi a pessoa com quem consegui partilhar mais esse momento fisicamente. Foi ele a pessoa mais emocionada.
Ele acaba por acreditar que pode lá chegar, vendo o exemplo da irmã.
-Diria que sim. No Havai, estivemos juntos durante quase um mês na mesma casa, até antes do campeonato começar. Ele teve a oportunidade de ver as minhas rotinas, de estar comigo numa preparação para uma prova. Espero que ele siga os meus passos e que continuemos a puxar um pelo outro. Vamos talvez partilhar agora umas etapas do World Tour para ele experienciar o que é surfar nesses destinos e estar no ambiente CT para ganhar mais vontade ainda de lá chegar. E ele já tem muita.

