DeBerry já é conhecido do panorama nacional, depois de ter representado a Ovarense na época passada, enquanto Drumwright foi campeão na Geórgia na primeira experiência na Europa
Corpo do artigo
Passado um período de indefinição, relacionado com as eleições no clube, o Vitória de Guimarães tem recuperado tempo na preparação do plantel para 2019/20, contando já com dois reforços norte-americanos assegurados: o base Malcolm Drumwright (24 anos e 1,88 metros) e o poste Coreontae DeBerry (24 anos e 2,08 metros). Este último é conhecido do panorama nacional, pois já atuou na Liga Placard na época passada, ao serviço da Ovarense.
Antes dos vareiros, DeBerry, formado na Universidade de Cincinnati (NCAA 1) e detentor de uma grande estampa física (120 quilos), passou por Tailândia, pela equipa-satélite dos Chicago Bulls da NBA (Windy City Bulls), pelo Canadá (Halifax Hurricane) e pela Alemanha (Cuxhaven Baskets e Schalke 04). Na época passada, fez uma época em crescendo no campeonato português, acabando com médias de 8,6 pontos e 3,8 ressaltos em 37 partidas.
Já Drumwright prepara-se para ter em Guimarães a sua segunda experiência na Europa, depois de ter feito o percurso universitário na Universidade de Jacksonville (NCAA1) entre 2014 e 2018. Em 2018/19, o jogador rumou à Geórgia, tendo-se sagrado campeão em ano de rookie com médias de 11,9 pontos (eficácia nos lançamentos de campo de 49 por cento) e 2,9 assistências.
Recorde-se que os vimaranenses, cuja secção de basquetebol é liderada pelo antigo internacional Paulo Cunha, estarão às ordens Carlos Fechas, que treinou a equipa feminina nas últimas três temporadas, sendo certa a continuidade dos portugueses Litos Cardoso, João Ribeiro e Ricardo Monteiro, mais as dos jovens Rui Machado, João Soares, Pedro Silva, Alexandre Louro, Mauro Marna.
Djukic no CAB, renovações em Ílhavo
Após uma temporada no Imortal de Albufeira, o internacional português Stefan Djukic está de regresso ao CAB Madeira, que representou em 2014/15 e em 2016/17. O extremo-poste é o primeiro reforço dos madeirenses, treinados por João Paulo Silva e que continuam com Arvydas Gydra, Mário Fernandes, José Correia, Rui Nery, João Pedro Fernandes e Pedro Passalacqua. No Illiabum, que seguirá orientado por João Pedro Figueiredo, também já há continuidades acertadas: ficam para 2019/20 Kevin Coronel, Manuel Sicó, Augusto Sobrinho e Tiago Patrocínio.