Carlos Fechas ao leme do Vitória de Guimarães: "Queremos recuperar o espírito conquistador"
Passado o período eleitoral, o jovem técnico foi a aposta da Direção, dizendo-se "preparado e capaz" para o desafio de suceder a Fernando Sá, que esteve um total de 13 temporadas no clube
Corpo do artigo
Aos 38 anos, e após ter orientado as seniores do Vitória de Guimarães durante três temporadas - subiu-as à Liga Feminina e colocou-as numa final da Taça de Portugal -, Carlos Fechas é aposta dos minhotos para a equipa masculina, depois de passado o período eleitoral no clube.
O jovem técnico, cuja carreira de jogador terminou em 2015/16, sucede a Fernando Sá, que saiu após 13 temporadas nos vimaranenses. Mas Fechas ainda nem pensa em imitar esta ligação de longa data. "Só sei que tenho uma época para preparar uma equipa competitiva e trazer os adeptos, para que eles se identifiquem com o basquetebol que vamos praticar", afirmou a O JOGO.
O novo timoneiro dos vimaranenses, que treinou escalões de formação quando ainda era atleta, considera que "vai ser um grande desafio". "Mas já tenho algum trajeto. Apareceu esta oportunidade e acho que é o momento certo. A Liga Feminina já é bastante competitiva, com bons treinadores. Estas três épocas levaram-me a desenvolver e a melhorar. Ainda tenho muito a provar e a mostrar, mas sinto-me preparado e capaz", defende.
Ainda que não lhe tenha sido colocado nenhum objetivo concreto por parte da Direção para 2019/20, Fechas pretende "uma equipa à imagem do clube: humilde, coesa, trabalhadora, com muita ambição e vontade". "Queremos recuperar aquele espírito conquistador que já existiu, sempre com o foco e determinação para derrotar qualquer adversário. Depois, também queremos olhar para os atletas da nossa formação. Os que tiverem qualidade e trabalharem para isso terão o seu espaço", finaliza sobre um grupo no qual estão garantidos o base Litos Cardoso, o extremo João Ribeiro e o poste Ricardo Monteiro, mais Pedro Silva, Alexandre Louro, Rui Machado, Mauro Marna e João Soares, estes provenientes da formação.
Monteiro com o feminino
Com a saída de Fechas da equipa feminina, o sucessor escolhido foi António Monteiro (42 anos), mais conhecido por Toni, proveniente do Juvemaia, que na última época estava na I Divisão. O técnico esteve quatro anos neste emblema maiato e antes fizera parte do Maia Basket durante quase uma década. O Vitória de Guimarães, que prepara a Supertaça feminina de 5 de outubro (contra o Olivais Coimbra, em Tondela), já tem dois reforços estrangeiros assegurados: a finlandesa Kaisa Kuisma (25 anos e 1,80 metros) e a norte-americana A"Lexus Harrison (23 anos e 1,88 metros).