Leões estão sem perder em casa há 42 jogos consecutivos (!), pelo que o desafio dos dragões será imenso. Jogo grande que antecede a fase final (três grupos de quatro equipas) já tem lotação esgotada garantida
Corpo do artigo
A primeira fase do Campeonato Placard vai fechar com estrondo, marcando o clássico entre Sporting e FC Porto de hoje (18h00, SportingTV) a 22.ª jornada, tendo já lotação esgotada anunciada. Os dois rivais, que somam os mesmos 58 pontos, tendo ambos um jogo em atraso, podem desempatar após este grande duelo no Pavilhão João Rocha, partindo o vencedor com uma pequena vantagem para a fase final, na qual os pontos somados até agora são reduzidos para metade.
“Sábado [hoje], se queremos voltar a estar na Champions para o ano, temos de, em três dias, baixar à terra e pensar que, para sermos campeões, temos que jogar ainda melhor”, declarou o técnico Ricardo Costa, na quarta-feira, após os leões somarem o oitavo triunfo na principal prova continental (32-29 frente ao Fredericia), sabendo que do seu lado têm uma autêntica fortaleza.
O emblema de Alvalade leva 42 vitórias consecutivas em casa, sendo preciso recuar à época 2022/23 para encontrar o último abanão, um empate com o Montpellier nos quartos de final da Liga Europeia, a 11 de abril. Já a última derrota dentro de portas data de 28 de fevereiro daquele ano contra o RK Nexe, a contar para a mesma competição europeia.
Porém, a impressionante sequência não retira ambição ao central portista Rui Silva. “É um jogo muito importante que queremos muito ganhar. Queremos muito acabar em primeiro e vamos a Lisboa para isso mesmo, para conquistar os três pontos”, estabeleceu aos meios azuis e brancos, considerando o Sporting “uma equipa forte” e que “neste momento está a jogar muito bem”. O último triunfo do FC Porto em Alvalade remonta a 7 de maio de 2022, dia em que os dragões se lançaram para o 23.º título, o terceiro dos quarto da era Magnus Andersson, ofuscando os 19 golos de Kiko Costa.