
Toto Wolff ao centro
AFP
Toto Wolff foi estrela em Lisboa, mas sem abordar os números que justificam as suas palavras, pois estará ainda a negociar a venda de parte dos 33% que possui na equipa oito vezes campeã por valor recorde
Leia também Rui Costa e Frederico Varandas juntos na tomada de posse de Carlos Moedas
"A Mercedes é uma das dez marcas mais valiosas do mundo e carrego essa responsabilidade. O que fazemos tem de refletir o que o senhor Benz aprovaria. Penso sempre no legado, no que estamos a construir para daqui a dez anos, e não no resultado da próxima corrida", disse Toto Wolff na Web Summit, onde falou sobre "Velocidade, visão e valor da marca".
O austríaco de 53 anos, CEO e acionista da equipa que possui oito títulos de construtores e nove de pilotos na Fórmula 1, veio a Lisboa no mesmo dia em que o "Sportico" revelou que estará a negociar a venda de parte dos seus 33%, avaliados em seis mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros). É um valor recorde e inesperado, mesmo para a escuderia mais valiosa.
Wolff, naturalmente, não abordou o assunto em Lisboa. Publicamente, apenas foi conhecido um curto comunicado da equipa: "Não faremos comentários sobre esse assunto. Não haverá mudanças na gestão da equipa. Os três parceiros - Mercedes-Benz, Toto Wolff e INEOS - estão comprometidos em dar continuidade ao sucesso da marca na Fórmula 1". A escuderia, que atualmente ocupa a segunda posição no Mundial, tem o seu capital repartido em partes iguais entre o construtores alemão, o austríaco e Jim Ratcliffe, britânico dono da Ineos. No ano passado, a Mercedes-AMG Petronas teve receitas de 700 milhões de euros e Wolff recebeu 43, entre salários e dividendos. Um sinal da saúde financeira da F1, que há pouco mais de uma década tinha prejuízos.
A avaliação que pode aumentar a fortuna de Wolff - o comprador não é conhecido e a venda deverá ser de 10% das ações - é surpreendente atendendo a que no mês passado a McLaren, bicampeã por equipas e tendo o título de pilotos por decidir entre Lando Norris e Oscar Piastri, foi cotada em 40 mil milhões de euros.

