A chegar aos 38 anos e no último jogo de uma carreira de 20 épocas, contra os Utah Jazz, a "mamba negra" deu show e fez o melhor registo individual de qualquer jogador da NBA na temporada, marcando 60 pontos. Era uma noite para celebrar Kobe no Staples Center e o 24 dos Lakers respondeu com uma exibição vintage
Corpo do artigo
O Staples Center, a casa dos Lakers, viveu uma noite (madrugada em Portugal) mágica com o selo de um Kobe Bryant vintage em todo o seu esplendor, excelência e competitividade apesar dos 37 anos (cumpre 38 em agosto). No jogo de despedida de uma carreira de 20 anos dedicada aos Los Angeles Lakers, a equipa da "mamba negra" bateu os Utah Jazz com uma exibição de sonho de Bryant, que com 60 pontos deu a vitória à sua equipa numa partida em que o resultado (101-96) pouco importou.
Com as bancadas repletas de antigas vedetas da franquícia, da NBA, e figuras públicas de vários quadrantes e com bilhetes a atingirem os 30 mil dólares (26 mil euros), Kobe Bryant não defraudou. O espetáculo começou com homenagens em vídeo a recordar uma carreira brilhante, com cinco anéis de campeão e inúmeros recordes e registos honrosos (é, por exemplo, o terceiro melhor marcador de sempre da NBA e os 60 pontos de ontem foram simplesmente a melhor marca da temporada). Grandes figuras do presente e do passado da NBA enviaram mensagens à "mamba negra" e coube a um dos históricos dos Lakers, Magic Johnson, chamar ao Staples Centre, pela última vez, o camisola 24 dos angelinos.
E o jogo até começou mal para Bryant e os Lakers, que arrancaram com um parcial de 0-6 e só ao cabo de cinco minutos de jogo conseguiram o seu primeiro cesto. Seguiu-se um par de roubos de bola e um abafo de Bryant a motivá-lo para a noite de sonho que se seguiria. Com cinco lançamentos certeiros consecutivos levou ao delírio o público e encaminhou uma exibição para recordar. Foi cimentando a sua pontuação, com o beneplácito dos colegas de equipa que se fartaram de lhe passar a bola. "Passei anos a ouvir que tinha de passar a bola e hoje todos me passavam", gracejou Kobe Bryant no final da partida.
Perto do final, com os Lakers a perder, Kobe explodiu e levou a sua equipa à vitória com 60 pontos na sua noite, a noite em que disse adeus a uma equipa e a uma modalidade para a qual contribuiu durante 20 anos.
Após 1566 jogos e 33643 pontos Lakers (com os números 8 e depois com o 24), Bryant disse adeus e logo na pior temporada da história da equipa. Mas isso não importou para nada, era a noite de Kobe Bryant!