Braga vence Sporting e conquista primeira Supertaça de futsal: recorde o jogo
Primeiro troféu da época será disputado na Póvoa de Varzim, a partir das 20h00
Corpo do artigo
Termina o jogo. O Braga conquistou este sábado pela primeira vez a Supertaça portuguesa de futsal, ao vencer o Sporting por 2-1, em encontro disputado na Póvoa de Varzim.
Ygor Mota, aos 15 minutos, e Tiago Brito, aos 30, marcaram os tentos dos minhotos, enquanto Zicky Té, aos 17, faturou para os leões, que já tinham perdido a edição do ano passado, para o Benfica (4-5 após prolongamento).
O clube bracarense tornou-se o oitavo a inscrever o seu nome na lista dos vencedores da Supertaça, num ranking liderado pelo Sporting (11 troféus), seguido pelo Benfica (nove), equipas que tinham arrebatado todas as edições realizadas desde 2006.
Com o Sporting a apostar tudo no guarda-redes avançado, Tiago Brito recupera a bola e remata sem ver mal se vira, falhando a baliza descoberta por pouco. Faltam menos de dois minutos para o fim
Servido por Ygor Mota, Tiago Brito recoloca os minhotos em vantagem com um grande remate potente. Faltam dez minutos para o final
Com seis minutos decorridos na segunda parte e numa altura em que o Braga estava com guarda-redes avançado, Taynan remata com bom ângulo para uma baliza à mercê e acerta em cheio na barra
Rola a bola.
Pauleta remata e Zicky quase desvia para dentro da baliza minhota
Bola volta a rolar na Póvoa de Varzim
Sporting e Braga estão empatados a uma bola, após golos de Ygor Mota e Zicky Té.
Allan Guilherme estica a perna direita e, quando volta a apoiar o pé no chão, agarra-se à coxa. O pivô leões deixa a quadra a coxear, apoiado por um elemento da equipa médica.
Golo de Zicky Té, que remata de pé direito após uma rotação, com três minutos a faltar para o intervalo
Braga na frente do marcador. Na marcação de um livre frontal, Ygor Mota atirou para o fundo da baliza. 0-1.
Alguns lances de perigo, mas ainda não há golos nos primeiros oito minutos desta Supertaça de futsal.
Já Joel Rocha, técnico dos minhotos, elegeu a consistência como palavra chave para este duelo, revelando algumas propriedade que pretende da sua equipa para surpreender o adversário.
“Temos de acrescentar pormenores que façam da diferença. Há algo decisivo, que é o contributo dos principais protagonistas, e acredito que os meus jogadores estarão preparados de tudo para desfrutar do jogo para serem competitivos e consistentes, com ousadia para escrever história a conquistar a Supertaça”, partilhou.
“Olhamos para um adversário forte, coletivamente e individualmente, e com alguns aspetos característicos. São fortes fisicamente e na defesa da bola parada, têm atletas intensos solidários, sem medo de ter a bola e de assumir o jogo. Já nos defrontamos muitas vezes, mas há sempre margem para nos surpreenderem”, disse Nuno Dias.
Joel Rocha devolveu os elogios do homólogo do conjunto lisboeta e apontou que “é fácil analisar o Sporting, mas difícil de o anular”.
Os leões são os recordistas de títulos da Supertaça e procuram aumentar esse registo com um 12.º cetro. Por outro lado, os bracarenses nunca conquistaram a prova.
Em antevisão ao jogo, Nuno Dias, treinador leonino, lembrou que “um jogo de futsal também é um espetáculo”, apesar de apontar que este tem contornos especiais por se tratar de uma final.
“Após o jogo, ninguém se vai lembrar se a equipa que levantou o troféu jogou bem, se dominou e mereceu, se teve mais finalizações ou sorte. Mas se pudermos aliar o resultado a uma boa exibição, ainda melhor”, apontou.
Sporting e Braga vão disputar este sábado, a partir das 20h00, na Póvoa de Varzim, a Supertaça de futsal, primeiro troféu oficial da temporada.