Benfica-Sporting: um dérbi muito importante para as contas do campeonato de andebol

.
Mário Vasa
É relativo à 13.ª jornada e vai deixar as contas do Campeonato Placard praticamente em dia. Em atraso ficam dois jogos. Um triunfo leonino na Luz, que seria o 17.º em 17 jornadas, resultaria num passo enorme rumo ao tricampeonato. Mas o Benfica, apesar de desfalcado, terá na lembrança a vitória da época passada.
Leia também Espanhóis fazem eco dos elogios de Farioli a Ángel Alarcón: "Começa a dar passos firmes…"
Esta sexta-feira é dia de dérbi no Pavilhão n.º2 da Luz, um encontro entre Benfica e Sporting muito importante para as contas do Campeonato Placard de andebol, sendo de maior relevância para os encarnados do que para os verdes e brancos, que lideram a prova só com vitórias. "Temos o fator casa, que é sempre importante. Jogamos contra uma equipa que tem vencido todas as partidas e que também está a jogar muito bem na Champions. Creio que o maior problema é termos muitas baixas, não vamos conseguir aplicar o nosso ritmo. Há que saber controlar, não ter perdas de bola, e que cada jogador dê o máximo", sinalizou Jota González, o treinador espanhol do Benfica. "Vai ser muito complicado porque jogamos contra uma equipa que tem jogadores incríveis e que estão num grande momento. Mas nunca se sabe. Temos de fazer o nosso trabalho, tentar dar o máximo e procurar ganhar", animou as hostes.
"É um dérbi, um jogo bastante disputado. O Benfica tem as suas qualidades, é uma equipa bastante aguerrida, com juventude e experiência e jogadores diferentes do ano passado. Vai ser um jogo distinto do da primeira volta [vitória no João Rocha por 42-32!], quando o Benfica ainda se estava a adaptar aos reforços e às novas tácticas. Temos a total noção de que vai ser complicado, mas sabemos que o nosso trabalho tem sido árduo e queremos muito ganhar", anotou, pelo lado dos verdes e brancos, o capitão de equipa Salvador Salvador. "Cada jogo tem uma história própria e sabemos o que fizemos para ganhar esses jogos, mas também temos noção de que a história, agora, pode ser outra. Estamos alerta para os pontos fortes do Benfica, mas também temos os nossos. A semana tem sido positiva e vamos entrar com as nossas armas para ganhar", afirmou um dos grandes líderes dos leões, referindo-se ao facto de irem em 13 triunfos nos últimos 14 duelos com o rival da Segunda Circular.
"Será um jogo difícil, com uma equipa que está a fazer uma boa Liga dos Campeões. Temos de ser bastante disciplinados, fazer o nosso trabalho e aquilo em que acreditamos", aconselhou Bélone Moreira, capitão do Benfica.

