Foi a segunda derrota dos encarnados que estão em último lugar do grupo P. A qualificação para os oitavos de final, ainda assim, é possível.
Corpo do artigo
O Benfica sofreu esta quarta-feira, na Luz, perante o Groningen, a segunda derrota (94-82) na segunda fase da FIBA Europe Cup em basquetebol, 'afundando-se' na quarta e última posição do grupo P.
Um desaire caseiro que ainda não compromete as aspirações na qualificação para os oitavos de final, mas que obriga o conjunto português a ir buscar pelo menos um triunfo fora de portas.
O Benfica entrou mal no jogo, desconcentrado e amorfo na defesa e sem capacidade de 'tiro' exterior. Bem melhor esteve a equipa holandesa, que liderou o embate desde o início e que, com apenas cinco minutos cumpridos, já vencia por 19-9, obrigando o técnico 'encarnado', Carlos Lisboa, a requisitar um desconto de tempo.
O Donar Goningen manteve o comando durante o segundo período, beneficiando de um maior acerto nos lançamentos triplos - 8/18 (44,4%) contra apenas 3/11 (27,3%) das 'águias. E na luta das tabelas o conjunto holandês também esteve mais forte, ao conquistar 23 ressaltos, face a apenas 14 do Benfica.
E quando se esperava que a equipa da Luz abordasse a segunda parte de outra maneira, foi o Groningen a impor a sua maior qualidade coletiva, assente numa boa circulação de bola e capacidade de concretização do jogo exterior, entrando no quarto e último período com 21 pontos de vantagem (72-51).
Os 'encarnados' não se entregaram e reagiram, mas o melhor que conseguiram foi reduzir a desvantagem para 12 pontos, vivendo muito à base da voluntariedade dos seus jogadores, entre os quais se destacaram Tomás Barroso (12 e três assistências), Nuno Oliveira (12 pontos e quatro ressaltos) e o poste norte-americano Raven Barber (12 pontos e cinco ressaltos).
Apesar de ter sido uma equipa muito coletiva, o Groningen teve no poste croata Pasalic (21 pontos e 14 ressaltos), nos extremos americanos Fieler (22 pontos e sete ressaltos) e Dourisseau (19 pontos e seis ressaltos), e no base americano Lance Jeter (10 pontos e oito assistências) os seus basquetebolistas mais valiosos.
Entretanto, no outro embate da segunda jornada do Grupo P, os russos do BC Enisey receberam a bateram hoje os búlgaros do Lukoil Academic por 92-71.
Na próxima ronda, agendada para o dia 04 de janeiro, as 'águias' fazem uma longa viagem até Krasnoyarsk (cerca de oito horas de voo e mais de sete mil quilómetros), na Sibéria, para defrontarem os russos do BC Enisey, enquanto o Lukoil Academic recebe o Donar Groningen.