Com lotação esgotada em vista, negra da final do play-off joga-se esta quarta-feira
Corpo do artigo
O Nacional masculino decide-se esta quarta-feira, em definitivo, com Benfica e Sporting a medirem forças na negra da final do play-off (20h00, BTV). Numa série à melhor de cinco, os encarnados estiveram em posição privilegiada para chegarem ao inédito hexacampeonato, ao obterem a vantagem de 2-0 na eliminatória (vitórias por 3-1 em casa e fora), consentindo depois o quinto encontro com uma derrota ao terceiro duelo, na Luz (1-3), e ao quarto, no João Rocha (0-3).
Neste ciclo do “penta”, as águias estão a ser levadas à negra pela terceira vez consecutiva, tendo festejado nas duas anteriores diante do seu público, o que desejam se repita hoje. “O fator casa, que foi algo que conquistámos na fase regular, é algo que vai pesar”, antecipou à BTV o líbero Ivo Casas, um dos elementos que pode ser “hexa”, juntamente com Marcel Matz, Peter Wohlfi e Tiago Violas.
A fazer uma série em crescendo, a partir de progressos no serviço, o clube de Alvalade tem a oportunidade de quebrar o ciclo de domínio do rival e conquistar o primeiro campeonato desde 2027/18, mas tal representa um desafio histórico. No escalão máximo, é preciso recuar a 2009/10 para encontrar a última equipa que entrou na final a perder 0-2 e deu a volta a essa desvantagem para se sagrar campeão por 3-2 (Sporting de Espinho, frente ao Benfica). Seguiram-se quatro épocas de final à melhor de três e, desde que o formato à melhor de cinco voltou (2014/15), uma viragem nunca se repetiu. “Falta passar para a frente e falta uma última guerra, uma última batalha, num ambiente difícil, mas a equipa está preparada para tudo”, assegurou aos meios leoninos o técnico João Coelho.