Aprilia atirou português ao chão e fraturas de pulso e rádio podem custar duas, quatro ou as seis corridas que faltam. Miguel Oliveira só fez dez voltas lançadas em Mandalika, Indonésia, pois uma avaria no controlo de tração fê-lo cair com consequências graves: fraturas no pulso e rádio, obrigando a cirurgia.
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Miguel Oliveira estava a iniciar a segunda série de voltas lançadas em Mandalika, no primeiro treino livre para o Grande Prémio da Indonésia, quando a roda traseira da sua Aprilia fez uma aceleração repentina, ao ficar sem controlo de tração, na curva quatro. O piloto português, apanhado de surpresa, caiu em cima do braço direito, sofrendo múltiplas fraturas do rádio e no pulso. Tendo de trocar a 15.ª corrida de MotoGP pelo regresso a casa, segue-se uma cirurgia. Além da Indonésia, perderá o GP do Japão (6 de outubro) e provavelmente Austrália (dia 20) e Tailândia (dia 27), tendo o terceiro final de ano azarado em seis épocas de MotoGP.
A Trackhouse fica reduzida a Raúl Fernández - ontem 18.º - nas corridas de hoje e amanhã, equacionando recorrer a Lorenzo Savadori, piloto de testes da Aprilia, para o Japão. O italiano já foi utilizado duas vezes esta época, em Espanha e Itália, com wildcard. Há um ano, rendeu Oliveira em França (ombro esquerdo fraturado em Espanha) e em Valência (fratura da omoplata direita na Malásia).
“Um problema elétrico fez com que ficasse sem controlo de tração e caísse. O resultado é um pulso partido que precisará de cirurgia. Espero voltar em breve”, escreveu ontem o piloto almadense nas redes sociais, depois de ter passado pelo centro médico da pista, onde se detetou a fratura no pulso, e pelo hospital de Mataram. “Um exame mais completo permitiu determinar que houve fraturas múltiplas no osso rádio. A fratura foi estabilizada com sucesso, o piloto está consciente e voará para Portugal para uma consulta de cirurgia”, comunicou a sua equipa.
Em 14.º no Mundial e de saída da Trackhouse, para correr pela Pramac-Yamaha em 2025, Oliveira terá, caso a recuperação demore, o GP da Malásia a 3 de novembro e, mais importante, Valência a 17 - a seguir à corrida espanhola terão lugar os primeiros testes para a nova época e a oportunidade de estrear a famosa moto azul.