Ainda o acidente no GP dos Estados Unidos: "Patético e extremamente perigoso"
Jacques Villeneuve, campeão mundial de Fórmula 1 em 1997, considera que o piloto da Aston Martin teve uma "condução perigosa" e acusou a FIA de ter sido demasiado "leviana" no castigo que lhe atribuiu.
Corpo do artigo
O Grande Prémio dos Estados Unidos ainda faz correr muita tinta no mundo da Fórmula 1, especialmente o aparatoso acidente na sua 22.ª volta, em que Lance Stroll (Aston Martin) e Fernando Alonso (Alpine) chocaram violentamente.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) considerou que a culpa do acidente foi de Stroll, que terá reagido a uma tentativa de ultrapassagem de Alonso demasiado tarde. A sanção atribuída ao piloto canadiano foi uma descida de três lugares na grelha de partida no GP do México e a dedução de dois pontos na sua licença competitiva.
Ora, Jacques Villeneuve, campeão mundial em 1997, decidiu fazer uma análise à corrida norte-americana na coluna de opinião que detém no magazine neerlandês da Fórmula 1, falando num GP "excitante, mas nem sempre pelas melhores razões".
15284105
"Vimos um bocadinho de tudo: condução majestosa, mas também ações perigosas e pilotos que conduziram mal. Foi uma mistura de tudo e é assim que este espetáculo funciona", começou por dizer, antes de abordar com mais foco o acidente entre Alonso e Stroll.
"Quando falo de condução perigosa, refiro-me a Lance Stroll. Deveria ser suspenso por uma corrida. A FIA tem sido muito leviana com os pilotos que se movem em retas, quando isso é o mais perigoso que pode acontecer e a última coisa que queres ver. É patético e extremamente perigoso. Ao virares numa reta, colocas em perigo os outros condutores, até de morte, porque podes causar um gande acidente como esse. E se isso acontece é porque o decides fazer, não porque cometeste um erro, pelo que é realmente inaceitável", condenou o compatriota de Lance Stroll.
Villeneuve apelou ainda a que a FIA comece a atribuir castigos mais pesados por este tipo de situações e mostrou surpresa por Alonso, apesar do acidente, ter conseguido terminar a corrida no sétimo lugar, isto antes de ter sofrido uma polémica penalização de 30 segundos, que o fez cair para 15.º.
15284892