Campeão do Mundo em 1997, Ken Doherty é uma das lendas do circuito mundial de snooker. É conhecido por "The Darling of Dublin" (O querido de Dublin) porque "é um homem simpático e toda a gente gosta dele", como explicou o jornalista Rob Hayes, do Irish Mirror.
Corpo do artigo
Em declarações a O JOGO, Ken Doherty explica porque não conseguiu passar das qualificações na edição deste ano, elegendo Selby como o seu principal favorito à vitória.
O que correu mal este ano para não ter conseguido chegar aos últimos 32?
Perdi na última ronda de qualificações, frente a Ryan Day. Ganhei as duas rondas anteriores e precisava de vencer mais um jogo para me qualificar. Estive muito perto, tinha três jogos de vantagem, mas depois perdi 10-6, sempre com frames muito equilibrados. Foi taco a taco. É difícil passar nas qualificações.
É complicado chegar ao quadro final...
É muito difícil, especialmente quando tu já jogaste aqui, sabes o que isto é e queres voltar. Em especial quando já foste aqui campeão e tens um monte de memórias, o que te coloca uma pressão extra.
O que se passa com os jogadores irlandeses? Nesta altura não há nenhum no topo mundial...
Muitos clubes fecharam na Irlanda, não há assim muita gente a jogar. Não é uma questão de talento porque definitivamente não falta talento na Irlanda, é mais uma questão de oportunidades. Quando eu comecei, na minha pequena cidade havia dois ou três clubes onde jogávamos, mas agora já fecharam todos. Eu tenho um clube, próximo do sítio onde moro e a verdade é que não vejo muitos rapazes novos a irem lá jogar. Quem vai mais é pessoal da minha idade ou mais velhos. Os jovens preferem jogos eletrónicos, esse é o problema. Vídeo-jogos, I-Phones, I-Pads, coisas dessas. Preocupa-me um pouco...
Quem é o seu favorito ao título?
Está tudo em aberto. Selby está a jogar bem, Ding também, Marco Fu idem. Não tenho nenhum favorito especial, porque é tão renhido e há tantas equações em aberto... Quem conseguir resguardar as suas emoções e dar o melhor de si próprio estará mais perto de ganhar. Mas Selby já foi campeão e por isso tem menos pressão em cima dele.
Até que idade se pode jogar snooker?
Não sei, é uma boa questão. Tenho 46, quase 47, não sei. O mais importante não é a idade, mas sim o quanto gostas disto. Vou continuar a jogar enquanto gostar de o fazer. Quando deixar de gostar, deixo de jogar.
Só vai abandonar aos 50 e tais?
Acho que não chego a tanto.
E acha que ainda vai conseguir voltar a ser campeão do mundo?
Não, isso acho que já não volto a conseguir.