Declarações do selecionador Paulo Jorge Pereira após o jogo Portugal-Hungria (34-26), da quarta e última jornada do grupo II da ronda principal do Euro2020 de andebol masculino, disputado em Malmö, na Suécia.
Corpo do artigo
Sobre o jogo: "Tenho jogadores de grande caráter. Hoje, fizemos um jogo quase perfeito. Foi fantástico. Agora, vamos pensar como vamos bater o nosso próximo adversário [Alemanha, no jogo de atribuição dos quinto e sexto lugares]. Vai ser difícil, mas vamos tentar. A Hungria lutou, tal como nós lutámos, pois é um país de andebol."
Sete contra seis: "Estivemos muito bem na defesa. Penso que a chave foi mesmo a defesa. O 'sete contra seis' foi OK, mas ganhámos o jogo na segunda parte sem jogarmos em 'sete contra seis'. Sabíamos que para ganhar por cinco golos de diferença, pelo menos, tínhamos de ser perfeitos."
Jogos Olímpicos: "Temos de fazer este tipo de jogos mais vezes, com a concentração que tivemos neste jogo. Hoje, fizemos história, porque conseguimos alcançar o melhor resultado de sempre. Já o fizemos. Ainda por cima com direito de estar num torneio pré-olímpico. É excecional. O próximo objetivo é ir aos Jogos Olímpicos. É estrondosamente difícil, quase impossível. Tal como isto."
A defesa: "Foi excelente. Estamos todos de parabéns, apesar de ainda haver muitas coisas a fazer. No 'sete contra seis', ficamos com uma defesa mais débil. Ganhamos no ataque, mas perdemos defesa. Na segunda parte [a jogar no tradicional 'seis contra seis'] ficámos com defesa intransponível. E ganhámos por maior vantagem na segunda parte. Gostaria de ter mais alternativas na defesa, mas, para já, não é possível."
O papel de Belone: "Procuro sempre surpreender o adversário. Nunca tinha começado a jogar 'sete contra seis'. E sabia que eles não sabiam como o Belone [Moreira] marcava livres de sete metros. A partir do momento em que defendemos o pivô e os remates mais ou menos previsíveis, a defesa ficou excecional. Estamos todos de parabéns. São muito eficazes de nove metros, mas houve 'tiros' para fora e não foi por acaso. Eliminámos a relação com pivôs e isso permitiu-nos maior segurança para vencer o jogo."