Avançado já leva 21 golos na Liga, mas deixou a sua marca em 30 dos 54 faturados pelas águias
Corpo do artigo
Imparável, Jonas foi decisivo para a goleada do Benfica e ao bisar continua firme na luta pela Bota de Ouro. O avançado brasileiro totaliza 21 golos em 20 jornadas, sendo o segundo melhor marcador das principais ligas europeias, atrás de Higuaín que tem 22 golos apontados pelo Nápoles. No entanto, Jonas que faturou sempre contra o Moreirense - em cinco jogos, fez sete golos - relativizou o registo alcançado até ao momento, dando primazia ao desempenho de todos os colegas. "Em primeiro lugar, tenho de pensar no coletivo. Isso é o mais importante: pensar individualmente não é importante", afirmou, isto apesar de há três semanas, depois de ter apontado um hat trick ao Nacional, ter admitido que a Bota de Ouro era um dos seus objetivos.
Este foi o oitavo desafio da liga em que Jonas marcou dois ou mais golos esta época e o camisola 17 das águias tem igualmente um número superior de golos do que as jornadas disputadas, algo que não acontecia desde 2001/02, época em que Jardel também conseguiu o feito.
Para já, Jonas, que ontem voltou a fazer dupla na frente com Mitroglou, participou em 30 golos dos 54 golos do campeão nacional na liga, já que em Moreira de Cónegos elevou para nove o número de assistências, ao realizar o último passe para Gaitán, autor do quarto golo. Precisamente sobre o triunfo obtido, que mantém os encarnados a dois pontos do Sporting, Jonas sublinhou que a dinâmica ofensiva foi determinante. "Fomos rápidos, práticos e acabámos por fazer quatro golos e saímos vencedores", disse o goleador de 31 anos que chegou à Luz na época passada a custo zero, depois de quatro épocas ao serviço do Valência.