Taça volta a surgir como oportunidade para o espanhol e o anglo-camaronês abrirem a conta esta época
Corpo do artigo
Com os internacionais a regressarem aos poucos ao Olival (ver rodapé), a preparação do FC Porto para o jogo com o Montalegre, referente à Taça de Portugal, entrou em velocidade de cruzeiro, mas, como tem sido habitual, Sérgio Conceição deverá dar primazia aos jogadores que teve à disposição durante as duas semanas de seleções. Nesse sentido, e à semelhança do que sucedeu no duelo com o Vilar de Perdizes, Danny Namaso e Fran Navarro perfilam-se como fortes candidatos ao onze de sexta-feira, com o duo ainda em busca do primeiro golo na época.
Titulares contra o Vilar de Perdizes, os dois avançados podem voltar ao onze na sexta-feira, diante do Montalegre. Contudo, Toni Martínez também tem jogado pouco e espreita aberta.
Do lote de cinco avançados do plantel, apenas o espanhol, contratado ao Gil Vicente no verão, e o anglo-camaronês ainda não abriram a conta goleadora em 2023/24. A acumulação de poucos minutos em campo tem ajudado ao jejum de ambos, numa altura em que Taremi e Evanilson se têm consolidado como dupla preferencial na frente atacante portista. Navarro, por exemplo, soma apenas 240’; Namaso ainda menos: 209’.
O embate com os transmontanos, que militam na Liga 3, afigura-se, portanto, como uma oportunidade para os dois dianteiros, mas não só. Outro avançado, Toni Martínez, também procura recuperar ímpeto, competindo com os companheiros de posição pela titularidade ante o Montalegre. No entanto, o camisola 29 -tem sido alvo de rumores de mercado - tem dois golos anotados na presente temporada, nas duas primeiras jornadas da I Liga.
De resto, e mesmo que Conceição rejeite a ideia de rotação, o encontro de sexta-feira “convida” à utilização de jogadores menos rodados, até porque, na terça-feira, o FC Porto defronta o Barcelona. Gonçalo Borges, por exemplo, é outro nome que procura ganhar novo fôlego após um arranque de época promissor.