Sem abrir o jogo relativamente à eventual gestão disciplinar para o dérbi com o Sporting, o técnico deixa apenas a garantia de que ninguém na Luz pensará em Alvalade
Corpo do artigo
O tema era inevitável e acabou por dominar a antevisão de Rui Vitória ao jogo com o U. Madeira, antes de se saber que o mesmo seria adiado para amanhã (ver página 11). Com Jardel, Renato Sanches e André Almeida em risco de exclusão, alterações podem estar na calha.
Tendo em conta que tem três jogadores em perigo de exclusão para o dérbi em Alvalade, vai pensar só neste jogo?
-Não direi a equipa que jogará, mas os jogadores que entrarem não estarão condicionados para os jogos seguintes. Quem entrar, será para ganhar.
Mas admite fazer alguma gestão do plantel?
-Quem entrar, não vai estar condicionado para o jogo seguinte e estará de cabecinha liberta para viver apenas e só este jogo. Não se ganham dois jogos num só; o outro jogo logo se vê.
Tem alguma forma especial de preparar os jogadores para esta partida, tendo em conta a proximidade do dérbi com o Sporting, até porque o União da Madeira é um adversário teoricamente acessível?
-É uma pergunta com armadilha. Nunca vou negar o que ando a fazer desde o início, que é pensar só no jogo seguinte. Só assim temos conseguido muitas vitórias e ultrapassar os obstáculos. Não interessa nada daí para a frente, se este jogo não for conquistado. Armadilha é pensar que o U. Madeira poderá ser eventualmente mais fácil. E, mais do que isso, há as provas de que, no futebol português, as equipas perdem pontos com as outras mais abaixo na tabela. Nada mais interessa a não ser este jogo, que será difícil. É uma equipa que nos criou problemas na primeira volta, é muito bem organizada e a partir do nosso jogo tem feito um campeonato de muita qualidade - mérito também para o Norton de Matos. Esperamos um jogo difícil e só depois pensaremos no Sporting. Nem pensar em preparar outro jogo que não este.
Nos últimos dois jogos do campeonato, Cosme Machado mostrou 19 cartões amarelos e dois vermelhos. Está preocupado com estes dados, uma vez que tem três jogadores em risco para o dérbi?
-Não estou preocupado com esse dado em concreto, até porque não sabia. Acredito muito no que estamos a fazer. Os meus jogadores têm sabido gerir. Em termos disciplinares, temos sido uma equipa muito próxima do exemplar. A equipa tem sabido comportar-se dentro do campo. Tem sabido o que há a fazer em cada momento do jogo. Da nossa parte, as coisas estão clarinhas: os jogadores saberão quem pode fazer uma falta e quando terão de fazê-la. Não estou nada preocupado com o árbitro - nada desvia o nosso foco.