A estreia de Tiago Ferreira após o calvário: "Quando aconteceu a lesão, desabou o mundo"
Ex-futebolista e pai de Tiago Ferreira afirmou que a estreia no Sporting foi uma recompensa merecida. Foi à pré-época em 2021/22 e ao banco num clássico, mas o destino trocou-lhe as voltas. Criativo esteve 18 meses fora dos trabalhos por lesão no joelho esquerdo. Hoje, o pai vinca a felicidade atual do filho.
Corpo do artigo
Depois de uma carreira nos relvados, é a vez de Mamede assistir da bancada. O filho, Tiago Ferreira, estreou-se na quinta-feira pelo Sporting, cenário que para o pai é um motivo de orgulho e uma justa recompensa.
“Fiquei muito feliz por ele. Depois da paragem de 18 meses, poder estrear-se é um grande motivo de orgulho. Foram 18 meses difíceis e vi o que trabalhou e lutou para voltar aos relvados. Finalmente o dia chegou”, afirmou o antigo futebolista do Vitória de Setúbal a O JOGO, com passagem por Itália, país onde nasceu Tiago.
Mamede estava fora do país e não conseguiu assistir à partida, mas recordou o período difícil do médio-ofensivo. Tiago chegou a estar na pré-época 2021/22, foi ao banco no clássico contra o FC Porto, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo em novembro que o tirou das contas ano e meio. “Quando aconteceu a lesão, desabou o mundo. A partir dali foi focar na recuperação. Sempre se comportou como se estivesse a competir ao domingo durante esses meses. Foi muito rigoroso no descanso, na alimentação e nos treinos que podia fazer na altura”, conta, revelando as conversas das últimas horas: “Dei-lhe os parabéns e recordámos o tempo desde a lesão até ao jogo.”
Aposta na equipa A para o Raków, Ferreira sabe da competição e o pai destaca a paciência do jovem, muitas vezes capitão na equipa B. “Vamos dar tempo ao tempo. O importante é ter recuperado a 100% da lesão. Tento transmitir-lhe que é preciso trabalhar. Com o Tiago estou tranquilo. É muito focado e trabalhador”, valoriza, deixando um desejo: “Está feliz. Tem características diferentes e espero que faça uma carreira melhor do que a minha.” Até explica que o jovem se habituou a ser tratado por Mamede: “No Sporting todos o tratam assim. Está lá desde pequenino e até já responde por esse nome.”
Segundo jovem lançado este ano
Tiago Ferreira estreou-se aos 21 anos e foi o segundo da formação a ser lançado este ano, após Afonso Moreira ter somado 26 minutos contra o Vizela. Quenda, Calai e João Muniz já foram chamados à equipa e aguardam tal prémio. Com a entrada de Mamede, como é conhecido o médio-ofensivo, Amorim vai em 16 jogadores vindos diretamente da Academia. Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Tiago Tomás e Joelson Fernandes, em 2019/20. Inácio, Bragança, Essugo, João Goulart e Tomás Silva jogaram em 2020/21, Rodrigo Ribeiro e Nazinho em 2021/22 e em 2022/23 Mateus Fernandes, Chico Lamba e Chermiti.