Portugal vence Polónia e segue invicto na Liga das Nações. Recorde o jogo


Criado em
Actualizado em
Termina o jogo em Varsóvia. Terceira vitória de Portugal em três jogos nesta edição da Liga das Nações.
Samú Costa, mais uma estreia, e Otávio, entram para os lugares de Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Cartão amarelo para Piatek e para Skorupski, por protestos.
Autogolo de Bednarek. Os polacos ficam a reclamar falta para penálti cometida por Semedo, contra-ataque rápido, concluído com um cruzamento de Nuno Mendes para a área, desviado por Bednarek para a sua baliza. Está feito o terceiro.
Piatek, que soma dez golos em 14 jogos pelo Basaksehir, da liga turca, entra para o lugar de Szymanski.
Entra em cena Nélson Semedo, sai Pedro Neto.
Zielinski reduz para a Polónia. A assistência é do recém-entrado Urbanski.
Polónia: entra Urbanski, sai Swiderski. E também entra Ameyaw, para o lugar de Zalewski.
Grande remate de Pedro Neto de fora da área, excelente defesa de Skorupski. O guarda-redes da Polónia volta a brilhar com intensidade.
Portugal controla. Tem 67 por cento de posse de bola, contra 33 da Polónia.
Na Polónia, Moder entra para o lugar de Oyedele.
Excelente passe de Rúben Neves para Nuno Mendes que, dentro da área, assiste Bruno Fernandes, mas um defesa polaco consegue travar a intenção do médio de Portugal.
Dupla alteração: Diogo Jota entra para o lugar de Ronaldo e Trincão para o de Rafael Leão.
Diogo Jota e Trincão preparados para entrar.
Arrancada de Leão, Bruno Fernandes desvia, boa defesa de Skorupski.
Saída em falso de Diogo Costa, que choca com Rúben Dias. Lewandowski fica perto do 2-1
Ronaldo podia finalizar para o 3-0, mas preferiu assistir Bruno Fernandes. Um lance de perigo desperdiçado por Portiugal
Lewandowski dá sinais de insatisfação perante a exibição polaca
Amarelo para Frankowski após falta cometida sobre Nuno Mendes
A Polónia mudou para a segunda parte com Sebastian Walukiewicz a ficar no balneário. Entrou Kiwior, jogador do Arsenal
Começa a segunda parte
Livre de Bruno Fernandes, a bola passa muito perto do poste direito da baliza dos polacos. E, logo a seguir, o árbitro Serdar Gozubuyuk, dos Países Baixos, apita pela última vez na primeira parte. Intervalo em Varsóvia, com Portugal em vantagem.
Walukiewicz vê amarelo na sequência de uma falta sobre Nuno Mendes.
Remate de Szymanski, Diogo Costa agarra a bola com segurança e tranquilidade.
Golo 133 de Ronaldo no jogo 215 por Portugal.
Ronaldo amplia a vantagem depois de Leão atirar ao poste.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1845186321918075111
Cartão amarelo para Pedro Neto, por falta sobre Zalewski.
É o 13.º golo de Bernardo Silva, em 96 jogos pela Seleção Nacional.
Bernardo Silva faz o primeiro. Abertura de Rúben Neves para a área, Bruno Fernandes assiste, de cabeça, Bernardo Silva que inaugura o marcador com um remate com o pé esquerdo.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1845186072407326847
Swiderski cruza, Zalewski cabeceia de raspão, a bola sai ao lado do poste direito da baliza de Diogo Costa.
Falta sobre Swiderski, cometida por Renato Veiga. O defesa do Chelsea passou a ser o oitavo jogador que se estreia pela Seleção Nacional sob o comando de Roberto Martínez.
Livre de Pedro Neto, Rúben Neves cabeceia a bola que fica nas malhas laterais da baliza da Polónia.
Cruzamento de Leão, Bruno Fernandes desvia, Ronaldo, na pequena área, atira à barra. Grande oportunidade para a Seleção Nacional.
Roberto Martínez pede mais circulação de bola, Diogo Dalot remata, Skorupski reage com boa defesa.
Suplentes de Portugal: Rui Silva, Ricardo Velho, António Silva, João Cancelo, Nélson Semedo, Samú Costa, João Neves, Vitinha, Otávio, João Félix, Trincão e Diogo Jota.
Onze de Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Renato Veiga e Nuno Mendes; Bernardo Silva, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Suplentes da Polónia: Bulka, Mrozek, Piatrowski, Piotrowski, Urbanski, Moder, Kaminski, Kiwior, Ameyaw, Kapustka, Bereszynski e Piatek.
Onze da Polónia: Skorupski; Walukiewicz, Bednarek e Dawidowicz; Frankowski, Szymanski, Oyedele, Zielinski e Zalewski; Swiderski e Lewandowski.
No meio-campo, João Palhinha ficou fora dos 23 eleitos para a ficha de jogo e Rúben Neves é titular. "Acho que é importante o contexto. Temos três dias e dois jogos exigentes. João Palhinha esteve dispensado do primeiro treino e era importante dar mais dois treinos antes de estar no 23 jogadores contra a Escócia, que vai estar. Tentar gerir os jogadores. É também uma oportunidade para procurar outras ligações. Rúben Neves tem muita experiência. Entrou muito bem no jogo contra a Escócia [na Luz] e hoje é importante a sua inteligência para dar consistência e ter uma estrutura sólida na zona central", referiu Roberto Martínez.
Renato Veiga é a principal novidade no onze da seleção portuguesa para o encontro contra a Polónia, da Liga das Nações. "Foi importante que o Renato ganhasse maturidade durante o estágio de setembro. Entrou muito bem neste estágio e hoje é uma oportunidade para ele. A Polónia tem pontos fortes na linha de ataque, ele está preparado, é um dia especial. A equipa está preparada também para o ajudar a ter uma estreia muito boa", explicou o selecionador Roberto Martínez à SportTV.
Já é conhecido o onze de Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Renato Veiga e Nuno Mendes; Bernardo Silva, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Seleção portuguesa já está no estádio.
Tomás Araújo, João Palhinha e Francisco Conceição foram excluídos da lista final de 23 jogadores de Portugal. Obrigado a riscar três dos 26 jogadores inicialmente convocados, o selecionador Roberto Martínez optou por deixar na bancada Araújo, que tinha sido chamado para o lugar do lesionado Gonçalo Inácio, e também João Palhinha, que está a ter um início de época difícil no Bayern Munique e que falhou o arranque do estágio devido a motivos pessoas. Francisco Conceição regressou aos convocados do selecionador nacional, depois de ter falhado as jornadas de setembro devido a lesão, mas também foi excluído das opções para o duelo da terceira jornada da Liga das Nações.
No total, a seleção portuguesa tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota com a Polónia a jogar fora e também um registo positivo em termos globais, com cinco triunfos, cinco empates e três desaire nas 13 vezes que se encontraram.
Do lado da Polónia, o grande perigo volta a ser Robert Lewandowski, que, aos 36 anos, está a fazer um notável arranque de temporada no Barcelona, com 12 golos em 11 jogos.
Depois de ter sido determinante perante a Croácia e a Escócia, com um golo em cada jogo, Cristiano Ronaldo vai tentar somar o terceiro encontro seguido a marcar e chegar aos 133 pela Seleção Nacional.
Já a Polónia vai entrar em campo com três pontos, que foram obtidos com uma vitória dramática na Escócia (3-2 com o golo decisivo a surgir aos 90+7 minutos), isto depois de já ter perdido na Croácia (1-0).
Após um arranque perfeito, com vitórias caseiras sobre Croácia (2-1) e Escócia (2-1), se regressar da capital polaca com nove pontos na bagagem, numa nova versão de competição em que agora os dois primeiros classificados de cada grupo alcançam a qualificação, só um desastre completo na segunda volta poderá afastar Portugal da próxima fase. Um triunfo em Varsóvia e um deslize da Croácia em Zagreb com a Escócia é mesmo o cenário desejado pela equipa de Roberto Martínez, que pode assim confirmar o apuramento na terça-feira em Glasgow perante os escoceses.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na luta, na terceira jornada do Grupo A1.