Portugal vence Espanha com reviravolta e entra com o pé direito no Europeu sub-17


Criado em
Actualizado em
Termina a partida. Portugal venceu Espanha por 2-1 na primeira jornada da fase de grupos do Europeu de sub-17, tendo uma estreia muito positiva, com golos de Cardoso Varela (25') e Rodrigo Mora (33'), que operaram uma reviravolta na primeira parte, em resposta ao tento inaugural de Daniel Yánez (20').
Cinco minutos de compensação
Rodrigo Mora dá o lugar a João Trovisco
Grande defesa de Diogo Ferreira, negou golo a Otorbi!
Dupla mexida em Portugal: saem Felicíssimo e Cardoso Varela, entram David Deiber e Dudu
Eduardo Felicíssimo fica amarelado
Manuel González dá o lugar a Alvaro González em Espanha
Mexidas em Portugal: saem João Simões e Gabriel Silva, entram Afonso Meireles e Afonso Patrão
Espanha volta a mexer: sai Farre, entra Albert Navarro
Marc Bernal vê o primeiro cartão da partida
Bola ao ferro de Espanha!
Arranca a segunda parte
Espanha mexe ao intervalo: sai Guille Fernández, entra David Otorbi
Termina a primeira parte. Portugal está a vencer Espanha por 2-1, após 45 minutos em que operou uma reviravolta, com golos de Cardoso Varela e Rodrigo Mora a responderem ao tento inaugural de Daniel Yánez.
2-1! Rodrigo Mora aplica reviravolta de Portugal com uma bela finalização! A bola ainda bate na barra antes de entrar
1-1! Cardoso Varela empata a partida para Portugal! O extremo arrancou pela esquerda, entrou na área e, quando se esperava um cruzamento, rematou com confiança para as redes espanholas
1-0. Num livre direto, Daniel Yánez abre o marcador para Espanha.
Que perigo! Juan Hernández ameaça o golo com um cabeceamento ao lado
Portugal muito perto de inaugurar o marcador! Grande defesa do guardião espanhol, a evitar a festa lusa.
Começa o jogo no Dasaki Achnas, no Chipre. Sai Portugal com a bola.
Suplentes de Portugal: Miguel Gouveia, Edgar Mota, Afonso Sousa, Afonso Meireles, Tiago Ferreira, David Daiber, João Trovisco e Afonso Patrão.
Suplentes da Espanha: Alvaro Gonzalez, Albert Navarro, Andres Cuenca, Aboubacar Sangare, Pol Duran, Paulo Iago, Igor Oyono Oyana, David Otorbi e Sydney Osazuwa.
Onze de Portugal: Diogo Ferreira; Duarte Soares, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo, João Simões, Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Gabriel Silva e Cardoso Varela.
Onze da Espanha: Manu González; Jesus Fortea, Joan Martínez, Landry Farré, Diego Aguado, Juan Hernández, Marc Bernal, Quim Junyent, Daniel Yañez, Adrian Arnucio e Guillermo Fernandez.
O selecionador nacional quer a equipa “ao melhor nível”, vincando que “qualquer pormenor faz a diferença”. Quanto à possibilidade de repetir as conquistas de 2003 e 2016, João Santos foi cauteloso: “Não olhamos para o passado, olhamos para o presente. Não gosto de comparar gerações, cada uma tem as suas especificidades, os seus momentos e os seus contextos. É uma geração boa, têm talento e muitos deles têm capacidade para chegar ao futebol de alto nível. Aquilo que esperamos é que cada jogador dê o seu melhor.”
João Santos, selecionador nacional, abordou o jogo de estreia, no qual prevê grandes dificuldades apesar da calma que se vive no plantel. “A equipa tem vindo a trabalhar e a desenvolver o que foi feito até agora, quer na primeira ronda de apuramento, quer na Ronda de Elite. Sinto-os tranquilos e confiantes”, revelou, acrescentando que embora os últimos resultados deem “tranquilidade e confiança”, também põem nos ombros “muita responsabilidade”. Resumindo, João Santos diz que “da parte dos jogadores tem que haver um grande compromisso para um bom desempenho”. “Não sei o que é que vai dar, não sei até onde vamos chegar, mas o nosso objetivo é termos sempre um bom desempenho”, apontou.
Portugal começa hoje a caminhada no Europeu sub-17, no Chipre, numa fase de grupos com vários tubarões. A equipa das Quinas, campeã continental em 2003 e 2016, vai começar por medir forças com a Espanha, seguindo-se Inglaterra e França.