Premium ZOOM - Acordo entre UEFA e ECA deixa nesga para Champions ao fim de semana

ZOOM - Acordo entre UEFA e ECA deixa nesga para Champions ao fim de semana
António Barroso

Nada mudará até 2021. Mas o ciclo 2021/24 poderá ser cenário de um engrandecimento da Liga dos Campeões. A valorização do produto poderá passar por jogos ao fim de semana. O acordo entre a UEFA e os maiores clubes europeus fecha as portas à Superliga, mas abre uma nesga a calendários diferentes.

A aceitação das regras e formatos das competições internacionais de clubes (Liga dos Campeões e Liga Europa) já definidas para o ciclo 2018/21 está patente no memorando de entendimento entra a UEFA e a ECA (Associação Europeia de Clubes), hoje tornado público pelo organismo que representa os emblemas de cada país. Porém, um dos pontos desse "memo" deixa em aberto a possibilidade de haver algumas alterações para o ciclo 2021/24, em que já estará em curso a Liga Europa 2.

Nos termos do acordo, assinado no passado dia 6 e com duração até 31 de julho de 2024, as duas partes comprometem-se a "deixar inalteráveis o formato, critérios de acesso, o coeficiente histórico dos clubes e o modelo de redistribuição financeira" das provas nos dois ciclos.