O Barcelona perdeu em casa com o Girona por 4-2, permitindo que o "vizinho" catalão agarrasse a liderança isolada da LaLiga
Corpo do artigo
O Girona venceu este domingo por 4-2 em casa do Barcelona, que teve João Cancelo e João Félix a titulares, aproveitando o empate do Real Madrid com o Bétis (1-1) para regressar à liderança isolada da LaLiga à 16.ª jornada.
No final da partida, Xavi, treinador do gigante “blaugrana”, mostrou-se rendido à exibição do vizinho catalão, dizendo que é, sem margem para dúvidas, um candidato ao título espanhol.
“Resumindo, foi um jogo a eliminar e imagino que os adeptos tenham gostado muito. Penso que nos faltou um pouco de contundência nos aspetos defensivos e, sobretudo, que esta situação de atacar um e atacar outro não nos beneficiou. Sem termos feito um mau jogo, foi um golpe duro para nós. Felicito o Girona porque já não é uma surpresa. Têm coisas muito boas, eu diria duas: solidez defensiva e eficácia. Penso que fizemos 30 remates à baliza e estou preocupado com a derrota. Merecíamos mais, mas é assim que as coisas são. O Girona tem uma equipa muito boa e é candidato ao título de certeza", frisou.
"As pessoas estão mais aborrecidas com a derrota do que com o como. O "como" não foi mau. Tínhamos o jogo nas nossas mãos, mas não aproveitámos os nossos momentos. Foi uma troca de golpes. Eles bateram forte e nós não. Com 31 remates à baliza, temos de ser mais eficazes", acrescentou.
Apesar desses reparos, Xavi garantiu que o projeto do Barcelona não está em causa, reforçando que o resultado foi bem pior do que o desempenho da equipa.
"Não creio que esta derrota crie dúvidas no projeto. Haverá algumas. Estivemos agora com o presidente e, se analisarmos o jogo, podia ter acontecido outra coisa. Temos uma equipa em construção e sempre muita coisa em jogo. Este ano temos quatro títulos em jogo e estamos na corrida. Agora estamos numa situação desconfortável, sim, mas temos de continuar a acreditar. É um mau resultado, mas não é um mau jogo. Temos de continuar. Ainda há um longo caminho a percorrer e temos de nos manter positivos”, completou.
Com a vitória, o Girona, que subiu da segunda divisão na época 2021/22, passou a liderar a Liga espanhola com 41 pontos, mais dois do que o Real Madrid e com cinco de vantagem em relação ao Atlético de Madrid (terceiro, com um jogo a menos) e ao Barcelona (quarto).