Xavi e a estreia a marcar de Guiu: "Dei-lhe a confiança que me deram aos 17 anos"
Jovem avançado, de 17 anos, precisou apenas de 33 segundos para se estrear a marcar no seu primeiro jogo ao serviço da equipa principal do Barcelona.
Corpo do artigo
O Barcelona, com João Cancelo e João Félix a titulares, venceu este domingo por 1-0 na receção ao Athletic de Bilbau, num jogo da décima jornada da LaLiga em que Marc Guiu, avançado de 17 anos, precisou de apenas 33 segundos para marcar na sua estreia pela equipa principal dos catalães.
Lançado por Xavi aos 79 minutos, o jovem beneficiou de uma assistência de Félix para cumprir um sonho e selar a conquista dos três pontos para o Barça, merecendo elogios do técnico no final da partida.
"Foi uma vitória sofrida. Sabíamos que era um adversário complicado e Marc, um rapaz da casa, fez a diferença. Estou contente por ele e pelos três pontos, que são muito importantes. Pensei nele porque tem golo, raça e porque gosto dele como pessoa. Não tenho problemas em olhar para casa, pelo contrário. Dou-lhes a confiança que me deram a mim quando tinha 17 ou 18 anos", salientou.
"Surpreende-me que eles [jovens formados na academia do clube] não estejam assustados, vejo-os com raça. Eles olham-me com uma cara de: 'Põe-me, vais ver que corre bem'. Vi isso em Gavi, [Alejandro] Balde, Lamine [Yamal], Fermín [López] e em Marc [Guiu]. O seu olhar não é de assustados", acrescentou.
Xavi disse ainda que acredita na "honestidade" das decisões que são tomadas pelos árbitros, falando no âmbito de um lance em que João Félix caiu na grande área do Athletic, valendo pedidos de marcação de grande penalidade.
De resto, o técnico também abordou o El Clásico que o Barcelona vai realizar na próxima jornada do campeonato, em casa diante do Real Madrid (sábado, às 15h15), vincando que, antes, a equipa ainda terá uma receção ao Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões, na quarta-feira (17h45).
"O El Clásico é muito importante para nós, mas temos a Champions pelo meio, que é vital, e temos muitos lesionados. Hoje acabámos com um esforço titânico. Hoje ganhámos dois pontos ao Real madrid e é crucial ganhamos esse Clásico, porque jogamos em casa", finalizou.
Com a vitória, o Barcelona aproveitou o empate do Real Madrid com o Sevilha (1-1), no sábado, para encurtar distâncias ao grande rival, que partilha a liderança da LaLiga com o Girona, ambos com 25 pontos. Os blaugrana surgem na terceira posição, com 24.
Por sua vez, o Athletic de Bilbau encontra-se no sexto posto, com 17.