Jonas Schmidt-Chanasit foi à televisão falar dos perigos de as pessoas se juntarem em casa para verem jogos à porta fechada, desconselhando o regresso das competições desportivas durante longo período
Corpo do artigo
O canal televisivo alemão NDR teve entre os seus convidados para falar do coronavírus o professor Jonas Schmidt-Chanasit, um conceituado virologista que chegou a trabalhar com o Ébola e cria mosquitos para fazer os seus estudos, e este recomendou que nem se pense em reatar a competição naquele país, neste ano de 2020, sob risco de a situação atual voltar mesmo estando já controlada num futuro próximo. A liga alemã, por agora, foi suspensa apenas até dia 2 de abril e os clubes esperam que a prova seja retomada nem que seja com jogos à porta fechada, algo que Jonas Schmidt-Chanasit não aconselha.
"Os eventos de entretenimento têm de parar. Até os jogos à porta fechada vão levar as pessoas À tentação de se reencontrarem. Há muita coisa que tem de ser decidida antes, se se pode pelo menos ser um pouco menos rígido nas medias. O que é mesmo relevante são coisas como as creches, só mesmo no fim se deve pensar nos eventos desportivos, sobretudo aqueles com potencial para reunir muita gente. Não se deve subestimar esse desejo que o futebol gera. Só pode voltar em 2021. Não creio que em abril se possa falar da possibilidade de se voltar a jogar. Nem mesmo à porta fechada. Estou convencido que só se poderá voltar a jogar em 2021. Não creio que seja realista pensar que esta temporada possa ser acabada", afirmou, aludindo a uma coisa tão simples como as pessoas juntarem-se em casa para ver um jogo de futebol à porta fechada.
Jonas Schmidt-Chanasit é o chefe de diagnóstico de vírus do Instituto Bernhard Nocht pata a medicina tropical, em Hamburgo, e já trabalhou com o Ébola, Borna e o Zika, tendo recebido vários prémios pelo seu trabalho. É também autor ou coautor de mais de 200 publicações científicas sobre a matéria. Atualmente vive em Berlim, trabalha em Hamburgo e dá aulas como professor convidado numa universidade de Banguecoque. Para investigação cria vários tipos de mosquitos.