Defesa internacional belga assumiu um particular gosto por defrontar Portugal, a quem traçou vários elogios e com o qual tem várias ligações, no Campeonato da Europa
Corpo do artigo
Habitual titular no trio defensivo da seleção da Bélgica, Jan Vertonghen prepara-se para, este domingo, viver uma noite "especial" no Estádio La Cartuja, em Sevilha, já que vai defrontar Portugal, país que o acolheu no verão passado, nos oitavos do Euro'2020.
Em antevisão ao duelo, o defesa belga admite, em função de jogar no Benfica, ter maior noção das características do oponente, em comparação com os colegas, e vinca que a qualidade lusa atingiu agora o auge, já que a grande maioria dos intérpretes atuam e conquistam ao mais alto nível na Europa.
"Obviamente que conheço melhor o adversário do que a maioria, pois passei um ano em Portugal. Para mim, será um jogo mais especial (...). Esta é a sua geração mais forte em muitos anos. Tem jogadores fortes em todas as posições, que jogam nas grandes ligas e que ganharam títulos", afirmou Vertonghen.
Para o central, de 34 anos, o confronto entre Bélgica e Portugal não é apenas especial por estar ligado contratualmente ao Benfica ou já ter atuado no futebol português, pois a Seleção Nacional... "apadrinhou" dois dos principais marcos da sua carreira internacional.
"Esta seleção [portuguesa] parece ser algo comum na minha carreira. Tive a minha primeira e a centésima internacionalização diante de Portugal", recordou Vertonghen, que agora está em vias de atingir a 130.ª internacional com a camisola dos diabos vermelhos.
A viver em Lisboa desde 2020, Vertonghen tem filhos a estudar numa instituição de ensino da capital portuguesa. Por enquanto, eles e os restantes colegas, têm apoiado Portugal em dias de jogo. O defesa belga já lhes "pediu" suporte para domingo, mas... não deverá contar com isso.
"Os meus filhos estão na escola e, como todos, têm de apoiar a Seleção portuguesa. Tive de lhes explicar que o pai ia jogar contra Portugal, mas creio que eles ainda não entenderam [risos]", brincou Vertonghen, defesa que está ligado ao Benfica até 2023.