Uma grande novidade nos convocados de Roberto Martínez para os jogos com Irlanda e Arménia

Roberto Martínez
LUSA
O selecionador Roberto Martínez divulgou esta sexta-feira os convocados de Portugal para os duelos com a República da Irlanda e Arménia
Corpo do artigo
O avançado Carlos Forbs foi chamado pela primeira vez à Seleção portuguesa, com vista aos encontros com Irlanda e Arménia, os derradeiros no Grupo F de qualificação para o Mundial'2026, anunciou o selecionador Roberto Martínez.
O extremo, de 21 anos, que atua no Club Brugge, vinha sendo presença regular na seleção de sub-21, estreando-se agora entre a elite do futebol nacional, poucos dias após ter estado em destaque no empate 3-3 do conjunto belga com o Barcelona, para a Liga dos Campeões, em que assinou dois golos e uma assistência.
Entre os 26 jogadores convocados por Martínez, destaca-se o regresso do lateral João Cancelo, que falhou a dupla jornada de outubro, com Irlanda (1-0) e Hungria (2-2), devido a lesão, enquanto o médio João Neves volta a ser chamado, após ter ultrapassado os problemas físicos que obrigaram à sua dispensa da seleção no estágio do mês passado.
Fora dos eleitos ficou o lateral esquerdo Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, que está a contas com uma lesão.
Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva;
Defesas: Diogo Dalot, Nélson Semedo, João Cancelo, Matheus Nunes (foi anunciado pelo selecionador no lote de defesas), Rúben Dias, Gonçalo Inácio, António Silva e Renato Veiga;
Médios: João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Pedro Gonçalves;
Avançados: João Félix, Trincão, Francisco Conceição, Rafael Leão, Carlos Forbs, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
Portugal defronta a Irlanda, em Dublin, em 13 de novembro, às 19:45 (20:45 locais), e depois recebe a Arménia no dia 16, no Estádio do Dragão, no Porto, às 14:00.
Na quinta jornada, um triunfo na Irlanda garante logo à seleção nacional o apuramento para o Mundial2026, mas o empate poderá ser suficiente, caso a Hungria não vença na Arménia.
A seleção lusa lidera o grupo com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.

