Tuchel reage a cânticos de adeptos ingleses: "Cantamos alto o suficiente?"
Selecionador de Inglaterra queixou-se do silêncio dos adeptos daquele país diante do País de Gales, num jogo particular em Wembley, e a resposta ao alemão chegou na Letónia, ainda que com insultos pelo meio [vídeo - X/@palacetom99]
Corpo do artigo
Leia também FC Porto: Alberto Costa por João Mário já motiva perguntas em Itália
A Inglaterra qualificou-se para o Mundial'2026 na terça-feira com uma goleada por 5-0 na Letónia, mas o que deu que falar sobre o jogo foi a forma como os adeptos ingleses presentes em Riga visaram o seu próprio selecionador, Thomas Tuchel, com cânticos e até alguns insultos pelo meio.
Durante a partida, vários adeptos ingleses visaram Tuchel com os cânticos: "Nós cantamos o que quisermos"; "Tuchel, cantamos alto o suficiente para ti?" ou "O nosso apoio é uma grande merda", isto depois de o alemão se ter queixado, após uma vitória sobre o País de Gales (3-0), de falta de apoio em Wembley.
Questionado sobre essa resposta dos adeptos no final do encontro com a Letónia, Tuchel admitiu ter gostado da sua criatividade.
"Recebi algumas críticas na primeira parte, é justo. Eu levo-as com um bom sentido de humor, aceito-as. Eles tinham um motivo para isso, depois dos meus últimos comentários, e acho que foi justo. Achei muito criativo, fez-me sorrir e é assim que tem de ser. É humor britânico e certamente que o consigo aguentar. Não há mal", comentou Tuchel, vendo o lado cómico da situação.
O selecionador inglês aproveitou inclusive este episódio para apelar ao máximo de apoio aos adeptos até ao e durante o Mundial'2026.
"É muito importante. Eles vieram até aqui [Letónia] e eu disse que o apoio que tivemos na Sérvia foi brilhante. Também temos a certeza de que o apoio nos Estados Unidos será brilhante, precisamos disso. Isso faz tanta diferença quando viajas enquanto jogador ou treinador e vês os adeptos atrás da equipa e a cantar... Isso também faz parte daquilo que fazemos. Queremos deixá-los orgulhosos e felizes e queremos que eles se identifiquem com a nossa forma de jogar. Estamos no caminho de construirmos algo e foi uma exibição de topo da parte deles", elogiou Tuchel, a concluir.
Tommy Tuchel getting it tonight #England #FifaWorldCup pic.twitter.com/4spjHmGXr4
- Tom Curtis (@palacetom99) October 14, 2025