O jornal The Guardian elegeu os 60 jovens futebolistas, nascidos em 2008, mais promissores deste ano, com três portugueses e outro jogador do Braga na lista
Corpo do artigo
Leia também Insólito: San Marino precisa de ser goleado para sonhar com Mundial
O jornal The Guardian publicou esta terça-feira a sua lista anual das maiores 60 promessas, todas nascidas em 2008, do futebol mundial, com destaque para a presença de três portugueses e outro jogador do Braga.
O primeiro português a surgir nesta "Próxima Geração de 2025" é Daniel Banjaqui, lateral-direito, de 17 anos, que atua no Benfica B, descrito como "uma verdadeira locomotiva".
"Banjaqui é um lateral rápido e poderoso. Ingressou no Benfica em 2018 e, aos 17 anos, já joga pela equipa B na segunda divisão portuguesa. Campeão europeu sub-17 com Portugal, ele fez parte da equipa ideal do torneio em 2025. Tem um irmão chamado Figo e outro chamado Zidane, bem como um primo chamado Rivaldo e outro chamado Maldine (sim, com um 'e'). 'O meu ídolo era o Dani Alves', disse. 'Para ser um bom lateral, é preciso ser rápido'", pode ler-se.
Segue-se Bernardo Lima, médio da formação do FC Porto que também promete muito: "É daqueles médios que define a qualidade da equipa. Altamente habilidoso na construção do jogo, Lima também é capaz de sincronizar as suas corridas com perfeição e representar uma ameaça na área. Na última temporada, pela equipa sub-19 do Porto, marcou um golo que lembrou o momento mágico de Dennis Bergkamp pelo Arsenal contra o Newcastle, em 2002. Estreou-se pela equipa B, na segunda divisão, antes dos 17 anos. Campeão europeu sub-17, é frequentemente elogiado pela sua maturidade e muitas vezes escolhido para capitão das várias equipas em que joga".
De volta ao Benfica, José Neto também se destaca como lateral da equipa B, mas do lado esquerdo: "Nascido na cidade alentejana de Aljustrel, conhecida pela sua mineração, pode revelar-se precioso para o Benfica. O seu principal modelo a seguir é Álvaro Carreras, que o Benfica vendeu ao Real Madrid este verão por 50 milhões de euros, mas também Nuno Mendes, a estrela portuguesa que joga no PSG. Vencedor do Europeu sub-17 com Portugal neste verão, Neto é um lateral meticuloso, tanto na defesa como no ataque".
De resto, Luis Suazo, extremo hondurenho da formação do Braga e filho de David Suazo, antigo avançado do Benfica, também se encontra presente nesta lista, prometendo dar seguimento às pisadas do pai no futebol português.
"Suazo jogou toda a sua carreira até agora na Europa, começando no Cagliari antes de se transferir para a Juventus e agora para Portugal. Ele foi um dos melhores jogadores da seleção sub-17 de Honduras este ano e fez três assistências em três jogos nas eliminatórias do Mundial sub-17. Um driblador talentoso, sabe como passar por um defesa e tem habilidades de remate excepcionais. Suazo descreve-se como imprevisível, rápido e, como outros avançados, adora marcar golos. O seu pai, David, uma lenda do futebol hondurenho que fez mais de 100 jogos na Serie A no início dos anos 2000 pelo Cagliari e Inter, disse: 'Ele tem muitas possibilidades e qualidades, porque tem um percurso diferente do que eu tive'", pode ler-se no The Guardian.