Tebas não desiste de jogo da LaLiga no estrangeiro: "Continuaremos a tentar"
Presidente da LaLiga lamentou que o jogo entre o Villarreal e o Barcelona, marcado para 21 de dezembro, já não se vá realizar nos Estados Unidos, na sequência de protestos de adeptos e equipas daquele campeonato
Corpo do artigo
Leia também The Guardian revela mais pormenores da revenda ilegal de bilhetes no FC Porto
Javier Tebas, presidente da LaLiga, reagiu esta quarta-feira após o cancelamento do jogo entre o Villarreal e o Barcelona em Miami, com a partida, marcada para 21 de dezembro e relativa à 17.ª jornada da Liga espanhola, a "regressar" ao Estádio de La Cerámica, casa do "Submarino Amarelo".
Através de uma publicação na rede social X, o dirigente lamentou, com críticas pelo meio, que protestos dos adeptos e das equipas tenham motivado esta alteração de planos, falando numa "oportunidade perdida" para internacionalizar o futebol espanhol e aproveitando para também lançar uma bicada à FIFA e à UEFA.
"Hoje, o futebol espanhol perdeu uma oportunidade para avançar, projetar-se ao mundo e fortalecer o seu futuro. Invoca-se a defesa da 'tradição' a partir de uma visão fechada e provinciana, enquanto as verdadeiras tradições do futebol europeu se veem ameaças por decisões das instituições que o governam, que ano após ano destroem as ligas nacionais, autêntico motor da indústria do futebol na Europa, ante a ingenuidade e passividade de governantes europeus, que não sabem distinguir o intrancendente do essencial. Apelam à 'integridade da competição' quem leva anos a questionar essa mesma integridade, pressionando árbitros, governantes e construindo relatos distorcionados ou utilizando a pressão política e mediática como ferramenta desportiva", começa por escrever, acrescentando: "E outros, quiçá sem sabendo e de boa-fé, foram arrastados para debates sobre uma informação que já se abordou em 2018, onde essa suposta 'informação' - que tiveram na altura e agora também - foi só uma desculpa para acabar com o projeto".
"Quero agradecer ao Villarreal e ao Barcelona pelo seu compromisso e generosidade de formarem parte de um projeto que só procurava o crescimento da nossa competição. Não pensavam neles, pensavam em todos. A LaLiga continuará a trabalhar, com rigor e convicção, para que o futebol espanhol se mantenha competitivo, fazendo frente a quem pretende destruí-lo, mas sempre a partir do respeito pelas suas raízes e assegurando a sua sustentabilidade. Continuaremos a tentar. Desta vez, estivemos muito perto", rematou, revelando que, mesmo depois de duas tentativas frustradas, voltará a tentar realizar um jogo do campeonato espanhol no estrangeiro no futuro.
UNA OPORTUNIDAD PERDIDA PARA EL FUTBOL ESPAÑOL.
- Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) October 22, 2025
Hoy el fútbol español ha perdido una oportunidad para avanzar, proyectarse al mundo y fortalecer su futuro.
Se invoca la defensa de la "tradición" desde una visión cerrada y provinciana, mientras las verdaderas tradiciones del...