Goleador de 34 anos celebrou o atingir da marca bem redonda durante o triunfo do Atlético de Madrid, por 1-0, sobre o Alavés, em jogo da La Liga
Corpo do artigo
O futebolista uruguaio Luis Suárez celebrou o golo 500 da sua carreira com a oferta de outras tantas bolas a clubes que trabalham a coesão social nos escalões jovens nas equipas onde decorreu a sua carreira.
"Queria retribuir às sete equipas que me formaram como jogador de futebol e dar um impulso aos clubes juvenis que precisam de apoio e equipamentos para encorajar os jovens a seguir os seus sonhos", justificou o dianteiro.
O atleta, que celebrou o tento 500 ao serviço do Atlético de Madrid no triunfo, por 1-0, sobre o Alavés, em jogo da La Liga, passou pelo Nacional de Montevideu (Uruguai), por Groningen e Ajax (Países Baixos), pelo Liverpool (Inglaterra) e ainda esteve no Barcelona (Espanha)..
Os clubes e instituições beneficiados pelo avançado uruguaio dos colchoneros trabalham com atletas jovens, de ambos os sexos, com a prática de futebol a ser um instrumento de desenvolvimento e coesão social.
As contas de Luis Suárez fazem-se com os 19 golos pelo Atlético de Madrid, os 198 tentos pelo Barcelona - é o terceiro maior goleador da história dos catalães -, 111 remates certeiro pelo Ajax, 82 golos pelo Liverpool, 15 pelo Groningen e 12 pelo Nacional, clube onde iniciou a carreira em 2005.
A esta notável contabilização, há ainda a somar os 63 golos marcados ao serviço da seleção principal do Uruguai, da qual Suárez, de 34 anos, é o maior goleador da história.