Um grupo organizado de sócios exigiu a devolução da parte proporcional da quota anual correspondente aos jogos que se vão disputar sem público.
Corpo do artigo
Um grupo organizado de sócios do Atlético de Bilbau exigiu esta quarta-feira a devolução da parte proporcional da quota anual correspondente aos jogos de futebol que se vão disputar em Espanha sem a presença de público.
"Face ao número de sócios, não necessariamente pequeno, que está a sofrer as consequências da pandemia covid-19, pedimos à direção que apresente, o mais breve possível, uma proposta com as diferentes fórmulas que considere oportunas para uma devolução o mais rapidamente possível da parte proporcional da quota anual correspondente", instou a plataforma Athleticen Alde Bustiko Gara.
Uma vez que no clube basco a quota é paga por ano civil e não por temporada, o que está em causa é cerca de 80% do valor pago, uma vez que La Liga foi interrompida em 12 de março.
A bem dos "sócios que mais estão a sofrer", este grupo quer que a instituição atue com "a agilidade e rapidez suficientes" para apresentar as propostas de devolução, estando abertos a diferentes opções para uma solução "que apenas implica fazer uma regra de três muito simples".
12187558
Assim, este grupo deseja a devolução "imediata" da parte proporcional correspondente até ao final da época, que deve ser reatada a 12 de junho, sendo que no último trimestre seria devolvido "o que corresponder até ao fim do ano".
É admitida ainda a possibilidade de se descontar o valor na quota de 2021, mas não para os que estão a passar "economicamente mal e necessitem desse dinheiro o antes possível".
Este grupo de sócios tem estado muito ativo nas últimas semanas, tendo inclusivamente pressionado a direção para que insista que a final da Taça do Rei, contra a Real Sociedad, e ainda sem nova data definida, se realize com público e não à porta fechada.
Espanha é o quarto país do mundo com maior número de mortos devido à covid-19, com um total de 27.104, e mais de 228 mil casos de infeção confirmados.